EM DIA DE ANO NOVO, CONCELHOS DA MARGEM NORTE RECEBEM NOVO SERVIÇO DE TRANSPORTES PÚBLICOS

    Após vários meses de trabalho, e após a garantia das condições de logística e de recursos humanos necessários ao início da operação da Carris Metropolitana, este serviço arranca este domingo, dia 1 de janeiro, nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira.

    O objetivo desta operação, que já está em funcionamento nos concelhos da margem sul do Tejo desde o verão, é fazer com que o transporte público seja a principal opção de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Este novo serviço junta, simplifica e uniformiza, a operação rodoviária nestes 18 concelhos e conta, numa fase inicial, com mais de 20 mil horários / circulações num dia útil (trazendo um aumento dos horários em 20%, em relação ao serviço anterior à Carris Metropolitana).

    Ao mesmo tempo, a nova operação representa um aumento de 30% no número de quilómetros em operação, trazendo mais de 700 linhas (das quais 13% são linhas novas), aproximadamente 12 mil paragens de autocarro, e a frota conta com cerca de 1575 viaturas, das quais 70% têm uma idade média inferior a um ano. Este investimento nos veículos traduz-se num gasto a rondar os 250 milhões de euros, e os mesmos são conduzidos por um total aproximado de 3000 motoristas.

    Esta nova operação conta com uma marca e imagem única, e é o maior projeto deste género feito no país e apresenta-se com um elevado grau de complexidade operacional, logístico e tecnológico. No entanto, e em nota de imprensa, a empresa responsável pela gestão da Carris Metropolitana alerta a que, no primeiro dia de serviço, dia 1 de janeiro, domingo, poderão existir algumas alterações que podem causar impactos nos hábitos quotidianos dos utilizadores, assim como algumas falhas mínimas.

    Contudo, para o pedido de informações, os utilizadores poderão deslocar-se aos Espaços navegante Carris Metropolitana existentes em cada concelho, ou consultar a informação disponível no site www.carrismetropolitana.pt, bem como contactar a linha de apoio 210 418 800.

    A Carris Metropolitana, recorde-se, é uma iniciativa conjunta dos 18 municípios da AML que junta toda a operação rodoviária de toda a região numa mesma imagem e numa mesma marca. Para além da renovação da frota e do reforço do serviço, até cerca de 40% acima do que era praticado anteriormente, foi também melhorada a informação ao público.

    Ao mesmo tempo, este serviço pretende também contribuir para a equidade social e territorial na AML, promovendo a adoção de comportamentos sustentáveis, substituindo as redes municipais existentes em 15 dos 18 concelhos da AML (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 municípios.

    A Carris Metropolitana garante ainda o acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos níveis de serviço, definidos em contrato, e que é prestado pelas empresas que venceram o concurso público internacional para cada uma das áreas de operação, sendo duas na margem norte do Tejo (Viação Alvorada e Rodoviária de Lisboa, que agora se iniciam) e duas na margem sul do Tejo (TST – Transportes do Sul do Tejo e ALSA Todi).

     

     

     

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