HÁ MADEIRO DE OEIRAS NO JARDIM MUNICIPAL

Após dois anos de interrupção, devido à pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Oeiras vai retomar, já neste sábado, dia 7 de janeiro, a tradição do Madeiro de Oeiras. O evento tem lugar no Jardim Municipal de Oeiras, entre as 14h00 e as 23h00.

Em nota de imprensa, a autarquia explica que este é um evento acarinhado por muitas pessoas, e que serve para reunir família e amigos. O objetivo do Madeiro de Oeiras é criar uma fogueira gigante, a qual as pessoas podem observar e se aquecer através dela.

Ao mesmo tempo, os visitantes poderão também almoçar, lanchar ou jantar no local, uma vez que estarão presentes diversas bancas que oferecerão uma variada oferta gastronómica. Por sua vez, a autarquia irá oferecer porco assado no espeto e bolo rei a todos que se deslocarem ao Jardim Municipal.

O Madeiro de Oeiras tem origem nas celebrações do Solstício de Inverno, e antigamente era feito com a madeira recolhida pelos rapazes da terra, a qual era transportada até o centro da aldeia, onde se acendia uma enorme fogueira, desde a véspera de Natal até o Dia de Reis, e onde as pessoas se reuniam para dançar e cantar à volta da mesma.

Atualização – “Madeiro de Reis” foi cancelado

A tradicional fogueira do “Madeiro de Reis”, inicialmente prevista para se realizar no sábado, dia 7 de janeiro, no Jardim Municipal de Oeiras, foi cancelada, devido ao alerta de mau tempo dado pela Proteção Civil Municipal.

Quer comentar a notícia que leu?