O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugurou esta sexta-feira, dia 6 de janeiro, um novo troço do Eixo Central na Alta de Lisboa. O novo troço liga a Avenida Krus Abecassis ao Largo do Médico, na freguesia de Santa Clara, e no futuro, irá ligar esta zona da cidade, de forma direta e contínua, ao centro de Lisboa.
Neste local serão plantadas 530 novas árvores, e 13 mil arbustos, trazendo, desta forma, um espaço verde para a cidade de Lisboa, que contará com uma área com um total de 4.500 metros quadrados de relvado. Este novo troço localiza-se entre a Avenida Krus Abecassis, e o Largo do Médico, na freguesia de Santa Clara. Para a presidente desta Junta de Freguesia, Maria da Graça Ferreira, o aumento do Eixo Central terá um “grande impacto” na freguesia e também em Lisboa, uma vez que, na sua perspetiva, esta ligação irá funcionar como “uma alternativa significativa ao escoamento do tráfego viário na cidade e na zona norte” de Lisboa.
Contudo, este troço hoje inaugurado faz parte de um conjunto de um total de 10 que constituem o Eixo Central, que, no futuro, ligar, direta e continuamente, a Alta de Lisboa ao centro de Lisboa, passando pelas Avenidas da Liberdade, Fontes Pereira de Melo e República, criando uma ligação na zona das Calvanas, estabelecendo assim uma ligação ininterrupta entre estes dois pontos da cidade, que conta ainda com percursos pedonais e cicláveis.
Maria da Graça Ferreira terminou a sua intervenção dizendo que “a mobilidade representa o ponto de partida” de acesso a serviços, bem como a outros contextos, e que leva a “mudanças significativas na qualidade de vida e no desenvolvimento global” da freguesia. Por fim, a autarca lembrou ainda que está em curso o projeto de construção de uma estrutura viária que liga a estação do Metro da Ameixoeira à Avenida Glícinio Quartin e entre esta artéria e a Rua Maluda, manifestando o seu desejo em que este projeto fique concluído o mais depressa possível.
“A concretização deste troço é extremamente importante para a nossa cidade”, acrescentou Moedas, considerando que este é “extremamente importante em termos de mobilidade, de cidade verde que queremos ser e em termos de habitação”, uma vez que permite a ligação direta com o centro histórico de Lisboa. O novo troço entre a Avenida Krus Abecassis e o Largo do Médico tem 550 metros de comprimento, e representou um investimento municipal de nove milhões de euros, uma vez que este projeto inclui também a construção das novas instalações da Carris, porque, na perspetiva do presidente da CML, “a mobilidade tem sido central neste projeto para Lisboa”.
Neste sentido, Carlos Moedas avançou ainda a informação de que, ainda este ano, a frota da Carris será reforçada com mais 88 novos autocarros. A cerimónia de inauguração do novo troço do Eixo Central contou ainda com a presença do presidente da Carris, Pedro Bogas, vereadores da Câmara de Lisboa, e ainda o comandante da PSP, Paulo Pereira. Ainda na mesma intervenção, Carlos Moedas recordou o “papel essencial” da SGAL no Plano Especial de Realojamento (PER), que, no final dos anos 90, permitiu o “realojamento de tantos lisboetas” que, até então, viviam em barracas, distribuídas por diversas zonas da cidade, em especial na Alta de Lisboa.
Nr: Artigo atualizado a 9 janeiro