A vila de Cascais vai receber, novamente, na próxima sexta-feira, dia 6 de janeiro, Dia de Reis, o desfile dos três Reis Magos, às 11h00, 15h00 e 19h00. A ideia é recriar a chegada dos três Reis Magos, Baltasar, Gaspar e Melchior, a Belém, aquando do nascimento de Jesus.
Este desfile teve início na altura mais crítica da pandemia da Covid-19, e conquistou o público, pelo que a Câmara de Cascais vai repetir a experiência, numa data que tem especial importância, por exemplo, em Espanha, e noutros países, uma vez que é neste dia em que as crianças abrem os presentes de Natal.
Em Portugal, o dia é habitualmente assinalado com o Cantar das Janeiras, e em Cascais, este acontecimento é assegurado por diversas associações, escolas e grupos corais de todo o concelho. Os desfiles dos três Reis Magos terão lugar perto da Baía de Cascais, às 11h00, 15h00 e 19h00, e durante estes três momentos, os espectadores poderão ver três camelos verdadeiros acompanhados pelos três Reis Magos e pelos respetivos “homens de armas” a pé.
Para segurança de todos, participantes e público, explica a autarquia, haverá breves constrangimentos de trânsito, durante esses três períodos. Desta forma, será cortado o trânsito na Av. Valbom para a passagem do desfile, reabrindo logo de seguida. O cortejo sai do Parque Marechal Carmona, passando pela Av. Dom Carlos I; Praça 5 de Outubro; Largo Luís de Camões; Rua Direita; Av. Valbom, regressando ao Largo Luís de Camões, à Praça 5 de Outubro e finalizando novamente no Parque Marechal Carmona.