No próximo domingo, dia 5 de fevereiro, o troço Carnide/Jardim Zoológico da linha Azul do Metropolitano de Lisboa (ML) estará encerrado. O motivo prende-se com a substituição do sistema de sinalização daquela linha.
Desta forma, a circulação na Linha Azul, será efetuada apenas entre Reboleira/Pontinha e Praça de Espanha/Santa Apolónia. Contudo, a normalidade da circulação será retomada a partir das 06h30 de segunda-feira, dia 6 de fevereiro.
Ao mesmo tempo, a Carris irá reforçar as carreiras 701,726,729,746,768 e 58b. Assim, os passageiros da Linha Azul terão uma alternativa ao serviço.
Este encerramento temporário, explica o ML em comunicado, prende-se com a substituição do atual sistema de sinalização. Acima de tudo, o objetivo é instalar, em toda a rede do Metro, um novo sistema de controlo de comboios. Este mecanismo é o Communications-Based Train Control (CBTC), e prevê-se que esteja instalado na Linha Azul até ao final deste ano.
Desta forma, este sistema está integrado no projeto de Modernização do Metropolitano de Lisboa. Assim, o CBTC vai permitir a implementação de um novo sistema de proteção contínua de comboios. Ao mesmo tempo, possibilita a elevação dos níveis de segurança da circulação. Ou seja, poderá melhorar o processo de abertura de portas de passageiros, aumentar a velocidade comercial e oferta da linha. Ainda assim, pode também melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado ao cliente.
A instalação deste sistema de sinalização representa um investimento de 114,5 milhões de euros. Simultaneamente, foram também adquiridas 14 novas unidades triplas (41 carruagens). Para breve, está também prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema de sinalização.