COMISSÁRIO EUROPEU DO AMBIENTE ESTEVE NA FÁBRICA DE ÁGUA DE ALCÂNTARA

Durante a visita, a comitiva percorreu a instalação com alfazema na mão, regada com água+ no telhado verde da Fábrica de Água de Alcântara

O comissário europeu Virginijus Sinkevičius, responsável pela pasta do Ambiente, Oceanos e Pescas, está em Portugal. Desta forma, visitou, esta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a Fábrica de Água de Alcântara.

Neste sentido, a Águas do Tejo Atlântico, recebeu o comissário europeu, natural da Lituânia, juntamente com a sua comitiva na Fábrica de Água de Alcântara. Por outro lado, o encontro pretende mostrar o incentivo que a União Europeia dá à gestão sustentável dos recursos hídricos e à proteção do meio ambiente.

Durante a visita, a comitiva percorreu a instalação com alfazema na mão, regada com água+ no telhado verde da Fábrica de Água de Alcântara. Ao mesmo tempo, conheceu ainda os processos de tratamento de águas residuais e a importância deste espaço na promoção das cidades verdes e sustentáveis.

Por outro lado, a equipa inteirou-se dos desafios enfrentados na gestão do setor da água e a importância da valorização. Esta está enquadrada no conceito da economia circular e descarbonização. No mesmo sentido, a valorização das águas residuais é uma forma de criar alternativas sustentáveis para usos não potáveis. Ao mesmo tempo, protege também a água potável para usos mais nobres.

O encontro terminou com a apresentação da cerveja VIRA, produzida com água residual tratada. Por sua vez, este é um projeto da Águas do Tejo Atlântico que mostra o alinhamento do trabalho da empresa com os objetivos da União Europeia. Ou seja, alcançar uma economia mais circular e sustentável. Ao mesmo tempo, pretende ter em conta os impactos sociais e ambientais das atividades produtivas e não apenas a rentabilidade económica.

A Fábrica de Água de Alcântara serve cerca de 750 mil habitantes dos concelhos de Amadora, Lisboa e Oeiras. Ao mesmo tempo, é ainda uma das maiores instalações de tratamento de águas residuais do País e é gerida pela Águas do Tejo Atlântico.

Quer comentar a notícia que leu?