MUSEX PROMOVE OFICINA ‘O CHEIRO DA SEDUÇÃO’

Este workshop tem início às 15h00 e é orientado pela perfumista Cláudia Camacho, a primeira mulher portuguesa perfumista independente e coordenadora da Rota Olfativa de Portugal.

Neste sábado, dia 18 de fevereiro, o Musex – Museu Pedagógico do Sexo vai promover a oficina “O Cheiro da Sedução”. Este workshop tem início às 15h00 e é orientado pela perfumista Cláudia Camacho, a primeira mulher portuguesa perfumista independente e coordenadora da Rota Olfativa de Portugal.

Esta ação está integrada na exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino. Na oficina “O Cheiro da Sedução”, Cláudia Camacho vai analisar cada matéria-prima utilizada em “Perfumes”. Esta é uma obra criada pela perfumista especificamente para a exposição, e que aborda ainda a sublimidade sedutora dos aromas da Antiguidade.

Desta forma, serão apresentadas quatro fragâncias, baseadas em quatro personalidades históricas. Por sua vez, estas pretendem reivindicar de forma igualitária o prazer, despindo-o das responsabilidades morais da fertilidade.

Assim sendo, o perfume “Vatsyayana” (nome do autor do Kama Sutra) é inspirado em alimentos como o leite, a manteiga, o açafrão e o alcaçuz. Estes alimentos são recomendados pelo autor do Kama Sutra para tornar a vida sexual saudável.

Já “Cleópatra VII Filopátor”, é uma fragância inspirada na governante egípcia, remete-nos para as suas essências favoritas. Era com estas que Cleópatra perfumava os seus barcos, para que os ventos do Nilo pudessem difundir a sua presença: mirra, resinas, canela, cardamomo, lilás, lírios, rosas e cedro-do-líbano.

Por outro lado, “Josefina de Beauharnais” transporta para a relação intensa entre Josefina e Napoleão Bonaparte, através de aromas a jasmim, rosas, violetas e resedas. Por fim, a imperatriz da China “Tseu-Hi” dá o nome à última fragância, inspirada nos aromas com que a Imperatriz era representada. Ou seja, as maçãs (porque gostava de estar rodeada de fruta), crisântemos (longevidade), peónias (fama, prosperidade e fortuna) e rosas.

Exposição ‘Amor Veneris’ pode ser vista até 8 de março

Para além da oficina ‘O Poder da Sedução’, haverá ainda, esta sexta-feira, dia 17, uma visita orientada à exposição com Marta Crawford, pelas 18h00. A sexóloga é co-curadora de Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, e ainda fundadora e diretora do MUSEX.

Ao mesmo tempo, Marta Crawford é ainda psicoterapeuta, terapeuta sexual e familiar. Apresentou vários programas televisivos sobre temáticas da sexualidade, como o AB Sexo (2005) e o Aqui Há Sexo (2009). Da mesma forma, é ainda autora dos livros Sexo sem Tabus (2006), Viver o Sexo com Prazer – Guia da Sexualidade Feminina (2008) e Diário Sexual e Conjugal de um Casal (2011). Foi ainda coautora do podcast Muito Mais do Que Sexo (2022) e apresentou o programa 5 Para a Meia-Noite (2016).

Divulgue-aqui-a-sua-empresa

Por sua vez, a exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, foi prolongada pelo Município de Oeiras até ao dia 8 de março. Desta forma, poderá continuar a ser visitada às terças, quartas, quintas e domingos, das 11h00 às 19h00, e às sextas, sábados e feriados, das 11h00 às 20h00.

Por fim, o bilhete para a exposição pode ser adquirido no Palácio Anjos ou na Ticketline. Poderá ainda consultar os preços no site do Musex.

Quer comentar a notícia que leu?