CÂMARA DE ODIVELAS VAI ASSINALAR O DIA NACIONAL DO ESTUDANTE

Data pretende recordar e lutar por melhores condições no Ensino Superior

A Câmara Municipal de Odivelas vai assinalar o Dia Nacional do Estudante, na próxima sexta-feira, dia 24 de março. Desta forma, irá celebrar a efeméride com uma Noite de Serenatas Estudantis, no Claustro Novo do Mosteiro de Odivelas, pelas 21h30.

Este evento tem como objetivo celebrar o Dia Nacional do Estudante, mas também promover a convivência estudantil com a comunidade local. Ao mesmo tempo, terá ainda a participação de cinco tunas, duas femininas e três masculinas. Por sua vez, o evento tem entrada gratuita, limitado ao espaço existente.

Desta forma, as Tunas Femininas Tunassa, do Instituto Superior de Agronomia, e a Nostratuna, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, irão estar presentes no evento. Ao mesmo tempo, também a Estudantina Universitária de Lisboa, da Universidade de Lisboa; a Estudantina Académica do ISEL, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; e o Grupo de Serenatas, da Faculdade de Motricidade Humana, serão as tunas masculinas que vão comemorar este Dia Nacional do Estudante em Odivelas, já na próxima sexta-feira.

Data pretende recordar e lutar por melhores condições no Ensino Superior

Esta efeméride surgiu em 1987, quando a Assembleia da República Portuguesa declarou o dia 24 de março como o Dia Nacional do Estudante. Desde então, este dia pretende recordar as vitórias conquistadas ao longo das últimas décadas na área do Ensino Superior.

Por outro lado, esta data pretende também apelar a que todos os estudantes lutem para que o direito à educação, consagrado na Constituição da República Portuguesa, seja mantido e garantido para todos. Este ano, preveem-se mobilizações dos estudantes do Ensino Superior, em Lisboa, contra o preço das propinas, entre outras questões associadas ao custo de vida.

Atualmente, algumas das dificuldades associadas ao Ensino Superior prendem-se com a falta de alojamento a custos acessíveis, a saúde mental, entre outros. Estes entraves impedem que, muitas vezes, muitos estudantes tenham de abandonar o Ensino Superior.

Quer comentar a notícia que leu?