INTEGRAÇÃO DE NOVOS VIADUTOS NO CAMPO GRANDE VÃO CONDICIONAR CIRCULAÇÃO DO METRO

Metro vai aumentar oferta de comboios na Linha Verde

No âmbito da expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, que visa o prolongamento das linhas Amarela e Verde, a empresa vai proceder à integração dos dois novos viadutos no Campo Grande com os já existentes. Deste modo, a circulação de comboios irá ser afetada entre os dias 15 a 26 e 29 a 30 de abril, e de 2 de maio a 7 de julho.

Durante os próximos três meses, o Metropolitano de Lisboa irá realizar trabalhos da Especialidade de Estabilidade, com vista a integrar os dois novos viadutos em construção com os já existentes no Campo Grande. Por isso, a empresa alerta para constrangimentos na circulação dos comboios em parte das linhas Amarela e Verde.

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No entanto, após estas intervenções o ML estima retomar a normal circulação nestas linhas a 8 de julho de 2023. Em nota de imprensa, a empresa acrescenta ainda que a concretização destes trabalhos, pela sua natureza e complexidade, não é compatível com a circulação de comboios.

Empresa alerta para interrupções temporárias na circulação

Por isso, haverá interrupções de circulação temporárias nas linhas Amarela e Verde. Ou seja, entre os dias 15 e 26 de abril, o troço entre as estações Telheiras e Alvalade estará encerrado, estando apenas em funcionamento o troço Alvalade – Cais do Sodré.

Já nos dias 29 e 30 de abril, será a vez da linha Amarela ficar afetada por esta intervenção, com o corte do troço Cidade Universitária – Rato. Por sua vez, a circulação entre Odivelas e o Campo Grande estará a funcionar sem problemas.

Entre os dias 2 de maio e 7 de julho, a estação Telheiras ficará encerrada, assim como o troço entre o Campo Grande e a Cidade Universitária. Durante este período, a circulação entre o Campo Grande e o Cais do Sodré (linha Verde) irá realizar-se, numa fase inicial, com comboios de três carruagens.

Por fim, na linha Amarela, a circulação irá estar dividida em dois troços. Ou seja, um entre o Campo Grande e Odivelas, com comboios de três carruagens. O segundo troço, entre a Cidade Universitária e o Rato, contará com comboios de seis carruagens.

Metro vai aumentar oferta de comboios na Linha Verde

Para mitigar os impactos causados, o Metropolitano de Lisboa vai aumentar a oferta de comboios na linha Verde. O objetivo será reduzir o tempo de espera nesta linha. Ao mesmo tempo, vai articular a oferta com os restantes operadores de transporte, que deverão reforçar as suas carreiras.

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Estas intervenções têm como objetivo a construção da futura linha Circular, que será uma realidade no final de 2024. Esta promete revolucionar a atual rede de metropolitano, melhorando as acessibilidades e conectividades em Lisboa. Ou seja, a sua construção permitirá uma nova circularidade interna, com ligações aos restantes serviços metropolitanos.

Este projeto integrado no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa. O plano inclui ainda o prolongamento da linha Vermelha a Alcântara, bem como a construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas. O Metropolitano de Lisboa está também a investir num novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e na aquisição de nova frota de material circulante.

O objetivo destes investimentos será potenciar o aumento do número de utilizadores do transporte público e a redução do transporte individual. Por outro lado, pretende-se ainda diminuir as emissões de dióxido de carbono e aumentar a qualidade do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa.

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