No âmbito da expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, que visa o prolongamento das linhas Amarela e Verde, a empresa vai proceder à integração dos dois novos viadutos no Campo Grande com os já existentes. Deste modo, a circulação de comboios irá ser afetada entre os dias 15 a 26 e 29 a 30 de abril, e de 2 de maio a 7 de julho.
Durante os próximos três meses, o Metropolitano de Lisboa irá realizar trabalhos da Especialidade de Estabilidade, com vista a integrar os dois novos viadutos em construção com os já existentes no Campo Grande. Por isso, a empresa alerta para constrangimentos na circulação dos comboios em parte das linhas Amarela e Verde.
No entanto, após estas intervenções o ML estima retomar a normal circulação nestas linhas a 8 de julho de 2023. Em nota de imprensa, a empresa acrescenta ainda que a concretização destes trabalhos, pela sua natureza e complexidade, não é compatível com a circulação de comboios.
Empresa alerta para interrupções temporárias na circulação
Por isso, haverá interrupções de circulação temporárias nas linhas Amarela e Verde. Ou seja, entre os dias 15 e 26 de abril, o troço entre as estações Telheiras e Alvalade estará encerrado, estando apenas em funcionamento o troço Alvalade – Cais do Sodré.
Já nos dias 29 e 30 de abril, será a vez da linha Amarela ficar afetada por esta intervenção, com o corte do troço Cidade Universitária – Rato. Por sua vez, a circulação entre Odivelas e o Campo Grande estará a funcionar sem problemas.
Entre os dias 2 de maio e 7 de julho, a estação Telheiras ficará encerrada, assim como o troço entre o Campo Grande e a Cidade Universitária. Durante este período, a circulação entre o Campo Grande e o Cais do Sodré (linha Verde) irá realizar-se, numa fase inicial, com comboios de três carruagens.
Por fim, na linha Amarela, a circulação irá estar dividida em dois troços. Ou seja, um entre o Campo Grande e Odivelas, com comboios de três carruagens. O segundo troço, entre a Cidade Universitária e o Rato, contará com comboios de seis carruagens.
Metro vai aumentar oferta de comboios na Linha Verde
Para mitigar os impactos causados, o Metropolitano de Lisboa vai aumentar a oferta de comboios na linha Verde. O objetivo será reduzir o tempo de espera nesta linha. Ao mesmo tempo, vai articular a oferta com os restantes operadores de transporte, que deverão reforçar as suas carreiras.
Estas intervenções têm como objetivo a construção da futura linha Circular, que será uma realidade no final de 2024. Esta promete revolucionar a atual rede de metropolitano, melhorando as acessibilidades e conectividades em Lisboa. Ou seja, a sua construção permitirá uma nova circularidade interna, com ligações aos restantes serviços metropolitanos.
Este projeto integrado no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa. O plano inclui ainda o prolongamento da linha Vermelha a Alcântara, bem como a construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas. O Metropolitano de Lisboa está também a investir num novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e na aquisição de nova frota de material circulante.
O objetivo destes investimentos será potenciar o aumento do número de utilizadores do transporte público e a redução do transporte individual. Por outro lado, pretende-se ainda diminuir as emissões de dióxido de carbono e aumentar a qualidade do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa.