Ao contrário do inicialmente previsto, a reabertura ao público da linha Azul do Metropolitano de Lisboa será antecipada para esta segunda-feira, dia 10 de abril, pelas 06h30m. Desta forma, a exploração nesta linha inicia-se um dia antes da data inicialmente prevista.
Em comunicado, a empresa explica que esta antecipação resulta dos esforços desenvolvidos no sentido de minimizar os constrangimentos causados pelo encerramento da linha Azul. Por sua vez, recorde-se que esta linha esteve fechada entre os dias 7 e 9 de abril, devido à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios, o Communications-Based Train Control (CBTC).
Durante esta interrupção, o Metro de Lisboa conseguiu concluir, com sucesso, o conjunto de intervenções planeadas para a instalação deste sistema de sinalização e controlo de comboios. Por outro lado, o CBTC vai permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente. No mesmo sentido, também as linhas Amarela e Verde irão receber o sistema.
A Linha Azul do Metro de Lisboa liga Santa Apolónia à Reboleira (concelho da Amadora), numa extensão de 13,7 quilómetros e 18 estações.
Modernização da rede representa um investimento de 114,5 milhões de euros
A modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros. Este valor inclui a instalação do sistema CBTC para as linhas Azul, Verde e Amarela. Contudo, inclui também a aquisição de 14 novas unidades triplas, o correspondente a 41 novas carruagens. Por fim, está ainda prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema.