No âmbito do Dia de Sant Jordi, que se celebra no domingo, dia 23 de abril, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) juntou-se às comemorações, com a dinamização de algumas atividades.
O Dia de Sant Jordi é organizado pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal. Já os Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição, atuarão em Lisboa, nos dias 21 e 23 de abril.
A atuação central em Lisboa será sexta-feira, às 15.30h, na Praça do Município. Aqui, estará presente o presidente da CML, Carlos Moedas. As torres humanas vão voltar à capital, depois de uma jornada em Elvas e Évora. Estas irão estar em Lisboa no domingo, passando pelo Castelo de São Jorge, às 10h00, e pelo Padrão dos Descobrimentos, às 15h00.
“A nossa intenção é fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã. Sem dúvida que as torres humanas são a melhor representação que podemos dar ao país e à cidade de Lisboa”. Quem o afirma é Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha em Portugal. Os castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e que faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco desde 2010.
O Dia de Sant Jordi é uma data emblemática da cultura catalã. Coincide com o Dia Mundial do Livro, e por isso, os casais trocam rosas e livros. Devido a isto, muitos consideram esta data como o “Dia dos Namorados”. As ruas e praças das localidades da Catalunha enchem-se de bancas com rosas e livros. Só nesse dia vendem-se mais de 1,5 milhões de livros e mais de 6 milhões de rosas.
Evento invocou centenário de José Saramago em 2022
A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal organiza todos os anos um ato para comemorar esta data do calendário cultural catalão. Em 2022, organizou uma conversa sobre José Saramago. O encontro contou com a participação do escritor Miguel Real e do jornalista Francesc Escribano, com a moderação da jornalista e crítica literária Isabel Lucas.
O evento foi organizado em conjunto com as Bibliotecas de Lisboa e as Bibliotecas de Barcelona. Também a cátedra do escritor na Universitat Autònoma de Barcelona e a Fundação José Saramago juntaram-se à comemoração, de forma a celebrar o centenário do escritor português.
A organização das atuações dos Castellers de Vilafranca em Portugal conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Évora e da Câmara Municipal de Elvas.
Por fim, o evento conta também com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu Nacional de Arte Antiga e do Turismo de Lisboa. Também aEGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, a Junta de Freguesia de Arroios e a Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa irão dar o seu contributo nas celebrações.