NOVO PAVILHÃO DO GRUPO DESPORTIVO UNIDOS CAXIENSES FOI INAUGURADO ESTE SÁBADO

Remodelação custou 800 mil euros

O novo pavilhão do Grupo Desportivo Unidos Caxienses foi inaugurado este sábado, dia 22 de abril. Este projeto foi desenvolvido pela autarquia de Oeiras, sendo que as intervenções incidiram na reordenação de todo o espaço do Grupo Desportivo Unidos Caxienses (GDUC), tornando-o num complexo desportivo com várias valências.

Neste sentido, o foco principal da obra consistiu no encerramento das laterais do polidesportivo do Grupo Desportivo Unidos Caxienses. O objetivo foi resguardar a prática desportiva da entrada de vento e chuva. Assim sendo, o clube já consegue realizar jogos oficiais de futsal e de outras modalidades, cumprindo as obrigações impostas pelas federações desportivas.

Durante a inauguração do espaço, o presidente da direção do GDUC, Jorge Simão, reforçou que esta é “uma excelente obra realizada com o apoio da autarquia”. Desta forma, acrescentou, “com melhores condições, estamos a investir numa melhor formação dos nossos jovens e para uma sociedade melhor preparada”.

Por outro lado, sublinhou, a inauguração deste novo pavilhão é o concretizar de um “sonho de décadas”. Esta requalificação abrangeu a execução de um novo piso desportivo. A este foram acrescentadas diversas bancadas e ainda um núcleo de acessos ao polidesportivo a partir da rua. Desta forma, as pessoas com mobilidade reduzida já conseguem aceder ao espaço. “Quando a direção iniciou funções, em 2012, havia muito trabalho a fazer”, salientou Jorge Simão, que agradeceu “o contributo da Câmara de Oeiras e dos sócios do clube” para que o novo pavilhão fosse uma realidade.

Clube tem 93 anos de história

Por outro lado, considera, o espaço é “mais do que um pavilhão, é dar à comunidade todas as condições para a prática desportiva”. O GDUC tem 93 de anos de existência. Na visão do presidente do clube, ele “tem um passado que orgulha a comunidade, e terá um excelente futuro”. Ao mesmo tempo, Jorge Simão ressalvou ainda a “alegria genuína” dos atletas e dirigentes do clube, sendo esta uma “marca” que irá levar no final do seu mandato.

O dirigente terminou o seu discurso com umas palavras de homenagem à sua família, mas também a Fernando Assunção, antigo treinador do clube, recentemente falecido. “O associativismo desportivo ocupa muito tempo e forças, e por isso, quero agradecer o apoio e compreensão das famílias, sobretudo à minha, que é o meu alicerce”, finalizou.

Este clube localiza-se em Laveiras, em Caxias, e foi fundado em 1930. No entanto, para além do Futsal, promove ainda atividades como ginástica, Karaté, Atletismo, Kickboxing, Pesca Desportiva e Rugby. A inauguração do novo pavilhão contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

O autarca reconheceu que este novo pavilhão desportivo é “um sonho de muitos anos”, e um “problema que se foi arrastando”. Contudo, e ultrapassadas estas dificuldades, o espaço foi finalmente remodelado para “ser entregue ao clube e à comunidade”. “Tive dúvidas de que este equipamento ficasse pronto por altura do 25 de abril, porque tive a oportunidade de fazer uma visita ao espaço e fiquei preocupado”, admitiu Isaltino Morais.

Divulgue-aqui-a-sua-empresa

Remodelação custou 800 mil euros

O novo campus desportivo, prosseguiu, “faz parte de uma rede de equipamentos do concelho que procuram servir a formação desportiva dos jovens”. A requalificação custou 800 mil euros, dos quais 500 mil euros foram financiados pela autarquia.

Ao mesmo tempo, este “é mais do que um pavilhão de formação desportiva, é um espaço para formação pessoal e convívio”, rematou Isaltino Morais, salientando que ter espaços adequados à prática desportiva é importante “para o desenvolvimento pessoal de cada um”. Por isso, a autarquia pretende ter “uma rede de equipamentos e que tem vindo a ser alargada”, porque em “Oeiras queremos uma comunidade saudável”, finalizou o presidente da CMO.

Na sua visão, para além dos clubes, estes espaços devem também ficar ao dispor de toda a população para fazer exercício físico. “Há muitas atividades que podem ser feitas aqui, pelos mais velhos”, sublinhou. O GDUC conta com 300 atletas, reforçou Isaltino Morais, que se mostrou confiante que o novo pavilhão vá contribuir para aumentar este número.

“Tenho um orgulho enorme no vosso trabalho e dedicação. O clube tem condições para ter gente boa e bem formada, contribuindo para que o concelho e o país sejam melhores”, concluiu o edil. Esta inauguração terminou com demonstrações de Ginástica Acrobática de Competição e Karaté e ainda com um jogo amigável de Futsal.

Quer comentar a notícia que leu?