A Piscina Oceânica de Oeiras vai reabrir para a época estival já no próximo dia 27 de maio. Para este ano, a Oeiras Viva, entidade responsável pelo espaço, está a preparar algumas novidades. Estas serão apresentadas no evento que antecede a abertura da piscina, marcado para 26 de maio.
Rui Mourinha, presidente da Oeiras Viva, adiantou ao Olhar Oeiras que algumas destas novidades são, por exemplo, a presença de uma biblioteca itinerante. Aqui, os utilizadores da Piscina Oceânica de Oeiras poderão “ler jornais e revistas ou requisitar um livro”, à semelhança do que já é feito nas praias do concelho. Ao mesmo tempo, houve ainda algumas remodelações no espaço, nomeadamente na zona dedicada às refeições, onde os utilizadores poderão comer os seus produtos trazidos de casa, e também na Área Vip.
“Renovámos ainda alguns aspetos do funcionamento da piscina, como por exemplo os balneários, onde fizemos obras de recuperação, de forma a criar as melhores condições de conforto e acessibilidade aos utentes”, acrescenta Rui Mourinha. No entanto, o responsável reforça que estas e outras novidades serão apresentadas ao público num evento que antecede a abertura oficial da Piscina Oceânica. A iniciativa está marcada para dia 26 de maio, sexta-feira, às 19h00. O espaço abrirá normalmente no dia seguinte, dia 27, a partir das 10h00. A partir daí, e até setembro, irá funcionar todos os dias.
Apostar na certificação
A Oeiras Viva é uma empresa municipal do concelho de Oeiras e celebrou, recentemente, os seus 22 anos de atividade. Ainda de acordo com o responsável, o “balanço é bastante positivo. No entanto, a pandemia veio complicar as contas e a atividade da empresa, mas neste momento já estamos em velocidade cruzeiro”. A empresa lançou um site novo, “mais jovem e dinâmico”. Para breve, pretende lançar um procedimento no sentido de obter a certificação ISO 9001.
Esta tem o intuito de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos. O objetivo é satisfazer os clientes e melhorar o serviço prestado. No mesmo sentido, a Oeiras Viva quer ainda “dar continuidade ás certificações” já conquistadas, como servem de exemplo os selos Pool Safe e Bandeira Azul, esta última novamente conquistada em 2023.
Também a empresa está a trabalhar no projeto de certificação da Escola de Natação, através do programa ‘Portugal a Nadar’, promovido pela Federação Portuguesa de Natação (FPN). “Isto demonstra a qualidade do nosso serviço”, reforça Rui Mourinha. Por sua vez, salienta ainda o “grande sucesso” da Escola de Vela, que se encontra atualmente “com as vagas esgotadas”. Ainda dentro desta escola, a Oeiras Viva está a trabalhar no sentido de “criar condições e abrir vagas para utentes com deficiência”.
Mais eventos
Contudo, e para além da reabertura da Piscina Oceânica, a Oeiras Viva está também a promover outras atividades para o Verão. Neste sentido, irá promover a iniciativa ‘Mexe-te na Marina‘, na Marina de Oeiras, todos os domingos entre Maio e Setembro, às 10h00. Esta iniciativa irá também contar com aulas pontuais de Zumba, ao longo destes quatro meses.
Para este fim de semana, dias 29 e 30 de abril, está marcada uma iniciativa referente ao Dia Mundial da Dança. Desta forma, os interessados poderão ter aulas gratuitas de diversos estilos, que vão desde o Kizomba às Danças de Salão, na Marina de Oeiras.
Estas aulas são promovidas pela Associação Trópico de Dança e a Oeiras Dance Academy. Por fim, vai também promover ações de limpeza subaquática na Marina e a Golden Cup, entre os dias 22 e 25 de junho. Contudo, irá também promover um campeonato Kayak Pólo, no dia 21 de maio, na Piscina Oceânica, e ainda outras iniciativas.