A ALFAMA DE OUTRAS ERAS

A Marcha de Alfama ficou em 4º lugar no Concurso das Marchas Populares de Lisboa em 2022. No ano passado conquistou ainda as categorias de Melhor Figurino e de Melhor Musicalidade, ao apresentar o tema “Pátio de Alfama: condomínio de afetos”.

O tema foi “Pátio de Alfama: condomínio de afetos”, que conta a essência deste típico bairro lisboeta. Os arcos utilizados pelos marchantes em 2022 faziam referência às casas típicas de Alfama, onde várias pessoas se juntavam após um dia de trabalho.

Como o pintor Alfredo Roque Gameiro, com a sua aguarela “Uma Varina a passar no Arco Escuro, em Alfama”, a marcha de Alfama “retratou” a vida dos pátios de Alfama, onde ao fim-do-dia, os moradores “se encontravam” para beber uns copos e darem “a má língua em dia”.

Era então Alfama um bairro de gentes «na sua movida a romper pelas manhãs para que o pão se ganhasse como lei”. Como salientava a marcha, “cada rua vai guardando a parte que lhe cabe no memorial coletivo da existência de outrora”.

Em 2022, João Ramos foi o responsável por esta marcha, e Nuno Lopes foi o figurinista e cenógrafo. Vanessa Rocha foi a ensaiadora e os padrinhos foram a fadista Raquel Tavares e o apresentador João Baião. Já as mascotes foram Laura Furtado e Gonçalo Romualdo Costa. “Alfama abençoada” foi o tema da marcha inédita 1, e tema “Pátio de Alfama” foi o escolhido para a marcha inédita 2. Por fim, o tema da marcha foi “Manjerico de Alfama”.

Alfama ficou em 4º lugar em 2022

“(…) Da janela/ Ao bater desta chinela/ Todos olham bem para ela/ És tão linda/ Dou-te a mão/E não me digas que tu não/Bem juntinha ao coração/És tão linda/Vamos dançar/ Hoje sou o teu manjerico/ Vou gritar no bailarico/És tão linda/ E a sorrir/ Não temos como resistir/ De todo o bairro ouvir/ És tão linda/És tão linda (…)”

Em 2022 a Marcha de Alfama ficou em 4º lugar no concurso das Marchas Populares de Lisboa e conquistou as categorias de melhor figurino e de melhor musicalidade. Em 2023, a Marcha de Alfama vai desfilar no Altice Arena no dia 4 de junho e na Avenida da Liberdade na noite de 12 para 13 de junho.

Caneca OL – Marcha de Alfama 2019

Centro de Enfermagem Queijas

Grupo de marchantes terá 15 elementos novos em 2023

Este ano, o grupo de marchantes de Alfama terá cerca de 15 marchantes novos, explicou o responsável da Marcha, João Ramos, ao Olhares de Lisboa. “Algumas mulheres foram mães ou engravidaram e três rapazes saíram da marcha por motivos profissionais”, disse. Os ensaios começaram no passado dia 20 de abril, e decorrem de segunda a sexta-feira, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima.

“Se algum marchante faltar a algum ensaio, sai imediatamente da marcha”, reforça João Ramos. Ao mesmo tempo, o responsável adiantou que, para a edição de 2023, a organização recebeu 84 inscrições para formar a marcha. Por outro lado, a esmagadora maioria dos marchantes já não reside em Alfama, mas existem outros que nunca tiveram qualquer ligação ao bairro.

A marcha contará novamente com os padrinhos João Baião e Raquel Tavares e a ensaiadora Vanessa Rocha, que também colabora com as marchas de Almada. O figurinista e cenógrafo será Nuno Lopes e os mascotes Lourenço Vaz e Laura Almeida. A porta-estandarte é Maria Teixeira e o autor das músicas é Carlos Dionísio.

Por fim, as letras ficarão novamente a cargo de João Ramos e Ricardo Dias. Contudo, e pela primeira vez, uma das canções será escrita pelo músico Pedro Mafama em 2023.

Caneca EU SOU ALFAMA

 

Quer comentar a notícia que leu?