A Marcha do Bairro da Boavista, de Benfica, participa desde 2016 no concurso das Marchas Populares de Lisboa. No ano passado, levaram ao Altice Arena e à Avenida o tema “Lisboa na Faina do Mar”.
A Marcha do Bairro da Boavista apresentou-se o ano passado, no dia 3 de junho, no Altice Arena com o tema “Lisboa na Faina do Mar”, que fez uma alusão aos pescadores e às mulheres e filhas que os esperam e desesperam para recebê-los em terra, sem perder a fé.
Estes homens e mulheres foram retratados pela fadista Amália Rodrigues em alguns fados. Por isso, a apresentação da Marcha do Bairro da Boavista foi também uma forma de homenagear, não só a fadista, mas os pescadores residentes deste bairro.
Em 2022, Lisboa, tal como as Marchas Populares, vai ficar ainda mais linda! E como cantou António Variações, todos nós teremos Amália na voz. Foi isso mesmo que a Marcha da Boavista fez. Esta marcha é recente – foi criada em 2016 – e o melhor resultado que conquistou foi um oitavo lugar, conquistado no ano passado.
Marcha do Bairro da Boavista começou em 2016
O grupo de marchantes era composto por pessoas com idades entre os 25 e 30 anos de idade e eram todos residentes na freguesia. Em 2022, a Marcha da Boavista não teve dificuldades em arranjar pessoas. Pelo contrário, a maioria dos membros já tem experiência e marcha desde 2016.
https://olharesdelisboa.pt/produto/caneca-ol-marcha-da-boavista-2019/
O tema escolhido para a Marcha Inédita 1 foi “Boavista Mostra Lá Mais Uma Vez” e para a Marcha Inédita 2 apresentaram “Já Fui ao Mar”. Para a Marcha foi selecionada a canção “Bairro da Boavista”.
“(…) Cá na Boavista/ No Bairro da Boavista/Ninguém desista/ De vir bailar/ A cantar de noite e dia/ Com alegria/ Vamos marchar/ Enquanto os foguetes estrondam (…)”
Em 2022, o ensaiador foi Rafael Rodrigues Ribeiro, que já colabora na marcha há três anos. Os figurinos foram da responsabilidade de Paulo Miranda e as músicas ficaram a cargo de Flávio Gil (letras) e Carlos Dionísio (músicas).
As mascotes foram Afonso Gonçalves e Maria Leonor Guerreiro e os padrinhos da Marcha da Boavista foram os atores Rita Blanco e José Raposo. Este ano, a Marcha do Bairro da Boavista vai desfilar no dia 2 de junho no Altice Arena e também vai marcar presença junto das outras marchas na noite de 12 para 13 de junho na Avenida da Liberdade.
Grande parte dos marchantes reside no Bairro da Boavista
Este ano, conta Anabela Rebelo, responsável da marcha, os preparativos vão de vento em popa e o grupo ensaia todos os dias no Pavilhão Desportivo do Bairro da Boavista, de segunda a quinta-feira. Contudo, grande parte do grupo de marchantes já participou no ano passado e “cerca de 80%” deles é residente no Bairro da Boavista.
Em 2023, o ensaiador da marcha é de novo Rafael Ribeiro e os figurinos e a cenografia estão a cargo de Paulo Miranda. As músicas serão de Flávio Gil (letras) e Carlos Dionísio (músicas). Por sua vez, os atores José Raposo e Rita Blanco serão novamente os padrinhos da Marcha da Boavista. Ao mesmo tempo, Mara Silva e Rodrigo Metrogos vão ser as mascotes.
Por fim, e para este ano, acrescenta a responsável da marcha, o grupo espera “dar espetáculo” e fazer uma boa prestação nas Marchas Populares de Lisboa, para voltar a concorrer no próximo ano.