“A marcha é linda” – foi desta forma e com grande entusiasmo que os marchantes de Alcântara participaram, o ano passado, no concurso das Marchas Populares de Lisboa. Este ano, o espírito alfacinha dos segundos classificados de 2022, está de regresso para a 89ª edição do concurso e já tem o dia 3 de junho marcado para desfilar na Altice Arena.
A Marcha de Alcântara desfilou no ano passado com o tema: “Com açúcar e muito afeto! Alcântara é o teu doce predileto”. Uma referência à industrialização da capital, em especial à Refinaria de Açúcar, que se situava em Alcântara, e que fornecia todo o país.
Esta doce especiaria era considerada como um produto de ostentação e luxo até ao século XVII por ser extremamente raro. Em tempos, o açúcar também era conhecido como “ouro branco”. Por isso, os figurinos e os arcos da Marcha de Alcântara foram “compostos” por todas as formas de bolos, rebuçados, chocolates, gelados e chupas, cozinhados na calda de um imaginário açucarado.
Aqui, o marchante representava o mágico doce e a marchante era a menina, uma alegoria à doce princesa e feiticeira que nos transportava para a sua pureza e tentação. Em 2022, Francisco Ferreira foi o responsável pela Marcha de Alcântara. O ensaiador e cenógrafo foi Mário Ferreira e Renato Godinho foi o responsável pelos figurinos dos marchantes. Os padrinhos foram a jornalista Ana Sofia Cardoso e o ator Pedro Granger. Já o par de mascotes foi constituído por Alana Pinto e Tomás Simões.
O tema escolhido para a marcha inédita 1 foi: “Alcântara em casa gota de suor” e para a marcha inédita 2: “És o meu doce”. Por fim, o tema selecionado para a marcha foi “Alcântara vem cantar”.
“(…) Alcântara vai com a cantiga que apregoa/ Na melhor marcha/ Que tem Lisboa/ Deixem passar sim porque Alcântara quando passa/ Traz na alma a doce calma/ O valor da nossa raça (…)”
Grupo de marchantes é todo de Alcântara
https://olharesdelisboa.pt/produto/caneca-ol-marcha-de-alcantara-2019/
Em 2023, a Marcha de Alcântara vai-se mostrar na Altice Arena a 3 de junho. O concurso Marchas Populares de Lisboa 2023 tem como grande tema “Menino Parque Mayer”. Os ensaios deste ano, segundo Francisco Ferreira, “estão a correr bem” e decorrem de segunda a sexta, no Pavilhão da Ajuda. O grupo de marchantes tem idades entre os 13 e os 50 anos, mas a grande maioria são jovens.
Por outro lado, os integrantes “são todos residentes” em Alcântara. De acordo com Francisco Ferreira, a esmagadoria maioria do grupo de marchantes deste ano provém da marcha de 2022. “Este ano só entraram duas raparigas novas”, acrescenta o responsável da marcha, organizada pela Sociedade Filarmónica Alunos Esperança, que já tem 173 anos de atividade.
Todos os anos, a organização da Marcha de Alcântara abre inscrições para formar o grupo de marchantes. De acordo com Francisco Ferreira, “houve uma boa adesão”, quer de mulheres, quer de homens. No entanto, o responsável sublinha que esta forte adesão nada tem a ver com o segundo lugar conquistado em 2022. “Há sempre muita gente a querer entrar todos os anos”, adianta.
Em 2023, o ensaiador e cenógrafo volta a ser Mário Rui Ferreira. Renato Godinho é, mais uma vez, o figurinista da Marcha de Alcântara, que contará novamente com o ator Pedro Granger e a jornalista Ana Sofia Cardoso como padrinhos. As letras serão escritas por Rui Rocha e as músicas compostas por Carlos Dionísio. Já as mascotes serão o Diego Pinto e a Margarida Pereira.