MARCHA DO BAIRRO ALTO PEDIU POUPANÇA DE ÁGUA

Bairro Alto ficou em 5º lugar nas Marchas de 2022

As Marchas Populares de Lisboa estão de volta e trazem consigo a Marcha do Bairro Alto que vai desfilar no dia 3 de junho de 2023 na Altice Arena. No ano passado, após dois anos de pandemia, a marcha apresentou um tema sobre a água com o objetivo de consciencializar a população a poupar.

A Marcha do Bairro Alto apresentou-se, no ano passado, com o tema “Arquitetura da Água”, com o intuito de sensibilizar e alertar para a necessidade poupança da água e, também, para lembrar que a água faz parte da imagem de Lisboa.

“Afinal de onde vem a água? Que percurso assume na sua paragem? Para onde vai?”, foram as três questões colocadas pelos marchantes aos mais novos, porque é, em tenra idade, que se aprende a importância do “ciclo da água”. Olhando para Lisboa, onde os verdes são maioritariamente o tom predominante em quase todas as suas colinas, sabe-se que a água é a responsável por toda esta paleta de verdes.

Neste bairro de ruas antigas e sinuosas onde se cruzam velhos moradores e as gerações mais novas, frequentadoras da noite e onde os bares modernos, as lojas de roupa e de artesanato foram substituindo as “boîtes” de alterne e os “dancings, a água assume um papel de vital importância para a vida dos residentes e dos empresários do Bairro Alto.

Bairro Alto ficou em 5º lugar nas Marchas de 2022

A Marcha do Bairro Alto, que não esquece as questões de âmbito cultural e ambiental,  conquistou o quinto lugar na classificação geral e o prémio de Melhor Cenografia na 88º edição das Marchas Populares de Lisboa, em 2022. Nesse ano, os marchantes da Marcha do Bairro Alto tinham idades entre os 14 e os 50 anos.

Por outro lado, a organização teve algumas dificuldades em captar marchantes devido à mudança radical na vida das pessoas, após a pandemia da Covid-19. Em 2022, a Marcha do Bairro Alto apresentou o tema “Porque te amo, Bairro Alto”, como marcha inédita 1 e o tema “Oh água boa” na marcha inédita 2. Já o tema da Marcha foi “Fidalgo e Fanfarrão”.

“(…) Canta Bairro Alto canta/ Canta e encanta/ Com o seu balão/ Prova Bairro Alto prova/ Que não há trova/ Sem coração/ Passa Bairro Alto passa/ Cheio de raça/ Mostrando quem és (…)”

Caneca OL – Marcha do Bairro Alto 2019

Centro de Enfermagem Queijas

O responsável pela Marcha do Bairro Alto é Vítor Silva, os figurinos foram da autoria de Paulo Miranda e o cenógrafo foi José Condeça. Os ensaiadores foram Carla Fonseca e Dino Carvalho. No ano passado, os padrinhos da marcha foram a atriz Sónia Frazão e Flávio Gil.  Já o par de mascotes foram Maria Beatriz Pinto e Enzo Rocha.

Alguns repetentes na Marcha do Bairro Alto

Este ano, a Marcha do Bairro Alto está de volta para a 89ª edição das Marchas Populares de Lisboa. No dia 3 de junho, sábado e segundo dia das exibições, irá marchar na Altice Arena. Segundo Vítor Silva, os preparativos já estão na recta final e o grupo ensaia de segunda a sexta no Polivalente de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, muitos dos marchantes de 2023 são repetentes na Marcha do Bairro Alto.

Por outro lado, há ainda alguns elementos novos no grupo, até porque “todos os anos há sempre gente que sai por diversos motivos”. A esmagadora maioria dos marchantes não são residentes no Bairro Alto, à semelhança do que acontece noutros bairros típicos da capital. “Hoje é em dia é rara a marcha que só leve pessoas daquele bairro”, reforça o responsável.

Eu Sou Bairro Alto – Caneca OL

Em 2023, os ensaiadores serão novamente Carla Fonseca e Dino Carvalho. Os figurinos estarão a cargo de Paulo Miranda e Maria João Pereira. A cenografia é de José Condeça, José Alberto Reis, José Dias, Carlos Jorge Nascimento, João David Lopez e Laura Sofia. A atriz Sónia Brazão será novamente a madrinha da Marcha do Bairro Alto, mas este ano estará acompanhada do ator Luís Aleluia. Por fim, as canções serão da autoria de José Condeça e Mário Pinto.

Quer comentar a notícia que leu?