MARCHAS POPULARES DE ALMADA VOLTAM A DESFILAR NO FEIJÓ

O Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó, vai “receber” o concurso de Marchas Populares de Almada. As marchas extraconcurso a desfilar no pavilhão serão a Marcha da Associação Rumo ao Futuro, a Trafa-Rica, Marcha Popular Infantil do Projeto Age em Rede CLDS 4G e a Marcha “Os Costinhas”.

Depois do desfile na Avenida António José Gomes, as Marchas Populares de Almada apresentam-se no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó. O concurso realiza-se este sábado, dia 1 de julho, a partir das 20h30.

As marchas a concurso são oito: Marcha da Cova da Piedade – SFUAP, Marcha da Capa Rica, Marcha do Beira Mar de Almada, Marcha do Centro Comunitário do PIA II, Marcha do Pragal, Marcha da Costa de Caparica, Marcha da Charneca e Marcha da Trafaria.

Por outro lado, para além destas oito marchas, apresentam-se mais três marchas extraconcurso. Neste sentido, são elas: Marcha da Associação Rumo ao Futuro, a Trafa-Rica, Marcha Popular Infantil do Projeto Age em Rede CLDS 4G e a Marcha “Os Costinhas”.

As marchas vencedoras são anunciadas na madrugada de 2 de julho no site da Câmara Municipal de Almada. Todas as marchas levam 40 marchantes (20 pares) e quer na prestação na avenida, quer no pavilhão, desfilam sobre a Grande Marcha de Almada. Em 2023, o tema é ‘O Santo Desceu do Trono’. Por outro lado, em ambas as exibições apresentam também uma marcha inédita. Contudo, no pavilhão, todas as oito marchas apresentam ainda uma terceira marcha, inédita ou não.

No próximo sábado, será conhecida a marcha vencedora das Marchas de Almada 2023. No ano passado, foi a Marcha da Charneca quem conquistou o troféu. Contudo, há ainda classificações para os segundos e terceiros lugares, bem como para as categorias Prémio Avenida; Prémio Cenografia; Prémio Coreografia; Prémio Figurino; Prémio Musicalidade e Prémio Letra.

Cinco elementos no júri

O júri da edição deste ano é composto por: Joana Pitanga (cenografia); Inês Coimbra (coreografia); Arminda Moisés Coelho (figurinos); João Afonso (música) e Bruno Frazão (letra). Por outro lado, será ainda este coletivo que irá apreciar cada uma das marchas na sua globalidade.

Pode ver ou rever os vídeos das exibições das Marchas de Almada na página de Facebook ‘Olhar Almada‘ e as imagens desta noite especial no Instagram ‘Marchas Populares de Almada‘.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?