As Festas de Nhu Santiago realizam-se nos dias 29 e 30 de julho no Alto dos Barronhos, na Outurela. Esta será a 20ª edição do evento, que tem como objetivo celebrar o Dia do Município de Santa Cruz, em Cabo Verde, e o seu padroeiro, o apóstolo São Tiago.
Segundo o presidente da Associação Amigos de Santa Cruz, Joaquim Tavares, ao Olhares de Carnaxide e Queijas, os dois dias do Nhu Santiago irão contar com muita “animação, música, gastronomia e cultura cabo-verdiana”. No domingo, destaque ainda para a tradicional missa e procissão em honra de São Tiago (Santiago).
Este dia deverá ainda contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, bem como de outros elementos do executivo municipal. Por outro lado, também deverá estar presente o presidente da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), Inigo Pereira, e representantes do concelho de Santa Cruz e da embaixada de Cabo Verde.
As Festas de Nhu Santiago celebram 20 anos em 2023 e têm como objetivo homenagear a comunidade e a cultura cabo-verdiana. Segundo Joaquim Tavares, pretende-se, este ano, “fazer melhor do que nos anos anteriores”. Ao mesmo tempo, espera-se que o evento receba muitos visitantes, não só cabo-verdianos, mas também portugueses, guineenses, entre outros.
Por outro lado, a organização está também expetante com a presença de visitantes de outras nacionalidades, devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “Gostavamos muito de receber pessoas de outros países, que podem desta forma conhecer a nossa cultura, a nossa gastronomia”, reforça Joaquim Tavares.
Presidente de Cabo Verde marcou presença em 2022
Para além da Associação dos Amigos de Santa Cruz, as Festas de Nhu Santiago são ainda promovidas e apoiadas pela UFCQ. A edição de 2022 contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves. Na altura, o presidente salientou que o concelho de Oeiras é “um município modelo”.
Desta forma, referiu que o concelho faz “um bom trabalho de integração dos imigrantes, sobretudo da comunidade cabo-verdiana”. “Acho que há um antes e um depois desta visita”, considerou José Maria Neves. “É bom estar junto das pessoas”, salientou, acrescentando que o povo cabo-verdiano é um povo “afetivo, carinhoso e cuidadoso”.
O Alto dos Barronhos tem uma grande comunidade cabo-verdiana e foi neste sentido que surgiram estas festas. “Na altura, era a única comunidade que não tinha uma festa própria”, lembrou Joaquim Tavares. No total, existem cerca de 10 mil cabo-verdianos no concelho de Oeiras.