Os programas sociais e habitacionais têm marcado a estratégia da Câmara Municipal de Oeiras e, em conjunto com as Juntas de Freguesias, designadamente com a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, tem desenvolvido ações que permitem criar melhores condições de vida aos munícipes do concelho.
“Todo o espaço de Oeiras está a ser transformado no sentido de se criar mais conforto urbano. Queremos criar uma comunidade mais coesa, mais forte e mais diferenciada”. Este são os grandes desígnios da autarquia para o concelho, que têm estado a ser implementados ao longo dos anos. A edição impressa de Olhar de Carnaxide e Queijas, que já está pronta para download, aborda precisamente esses temas, que tem influência no dia-a-dia destas localidades.
A vereadora Teresa Bacelar, da Câmara Municipal de Oeiras, está empenhada em terminar o seu mandato “com mais respostas sociais no concelho”. A autarca, em entrevista a Olhar de Carnaxide e Queijas, fala da importância dos vários programas sociais que existem no concelho, nomeadamente do programa Oeiras Solidária”. Por sua vez, este permite à autarquia pedir às empresas os produtos que as instituições de solidariedade social necessitam para distribuir pelos mais carenciados.
Habitação
Minimizar as carências habitacionais tem sido uma das principais batalhas de Isaltino Morais. Desta forma, realizou, em julho, visitas ao empreendimento do Alto da Montanha e à União de Freguesias de Carnaxide e Queijas para se inteirar dos problemas existentes nessa freguesia.
No Alto da Montanha, Isaltino Morais revelou que, a par deste projeto, a autarquia está a investir na requalificação de casas municipais. Ao mesmo tempo, está ainda a apostar na “recuperação de imóveis degradados”, comprados pela CMO, adiantando que o município pretende construir 1500 habitações públicas.
Ainda no capítulo da habitação, a autarquia recorda que assinou com o Ministério da Administração Interna (MAI) um memorando de entendimento para cedência de um terreno na zona da Outurela, em Carnaxide. Desta forma, pretende-se avançar com a construção de 60 alojamentos para os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Divisão de Oeiras.
Semana da Juventude
Por outro lado, em semana da Jornada Mundial da Juventude, a UFCQ anunciou que vai acolher nove mil jovens da JMJ. Ou seja, serão nove mil jovens que vão estar nas localidades de Carnaxide e Queijas durante aa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 1 a 6 de agosto.
A União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) apoiou as paróquias na receção aos participantes. Por fim, organizou um evento de receção no Centro Cívico de Carnaxide, a 31 de julho.
Descarregue e leia a edição impressa OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS - JULHO no seu computador ou equipamento móvel