AMADORA ACOLHE 13 MIL JOVENS PARA A JMJ

O concelho da Amadora está a acolher 13 mil jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre 1 a 6 de agosto. Estes peregrinos ficarão alojados em 15 escolas básicas e secundárias do concelho.

Desta forma, são 411 salas de aula e 11 pavilhões desportivos escolares que vão acolher estes jovens, em todo o concelho. “Saber receber está no ADN da Amadora. Já temos as equipas municipais mobilizadas para que possamos proporcionar aos peregrinos as melhores condições para uma estadia acolhedora. Queremos que estes sejam dias de convívio, de festa e de partilha de experiências com a comunidade local”, afirmou Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal.

Por outro lado, para além do acolhimento, a autarquia vai também disponibilizar aos peregrinos informações sobre os principais percursos entre as escolas onde vão ficar alojados e os transportes, bem como locais de alimentação, supermercados e as paróquias. Ao mesmo tempo, serão ainda informados sobre quais os melhores itinerários de acesso às cerimónias da JMJ, que irão ter lugar em diversos pontos da cidade de Lisboa.

Encontros Rise Up

Por fim, a CMA colocou ainda sinalética variada nas ruas do concelho. Em simultâneo, está a trabalhar em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, os Bombeiros, a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Municipal, a Proteção Civil e as paróquias do concelho, para proporcionar a melhoria estadia aos peregrinos. Segundo a Câmara da Amadora, haverá ainda Encontros Rise Up, nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto no Complexo Desportivo Municipal Monte da Galega, e ainda no Jardim dos Aromas (Buraca) esta quarta-feira, dia 2, à tarde.

Estes encontros pretendem desafiar os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco, tais como Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia. Por sua vez, complementam a agenda cultural e religiosa promovida pelas paróquias do concelho. No total, entre 30 de julho e 7 de agosto, os jovens peregrinos serão acompanhados por mais de 1.300 voluntários paroquiais do município. Por outro lado, há ainda 304 famílias de acolhimento em todo o concelho da Amadora.

Quer comentar a notícia que leu?