ESCOLA BÁSICA SANTO AMARO PREPARADA PARA O NOVO ANO LETIVO

Esta sexta-feira, dia 15 de setembro, foi inaugurada mais uma requalificação, desta vez na Escola Básica Santo Amaro, em Alcântara. Esta escola recebeu obras de beneficiação geral e de arranjo dos espaços exteriores, num investimento municipal superior a 4,7 milhões de euros. Do mesmo modo, é ainda das poucas escolas públicas do país a ter uma Sala Snoezelen, para crianças com necessidades especiais.

A coordenadora da Escola Básica Santo Amaro, Dulce Pinto, confessou que “sempre sonhou que a escola seria requalificada e teria estas condições”, algo que finalmente viu agora concretizado, apesar de “ainda haver algumas coisas a acertar, porque ainda há problemas no refeitório e outras zonas”, exemplificou. “Espero que não se esqueçam de nós”, reforçou a coordenadora, sublinhando que, apesar destas pequenas questões, “os alunos podem aqui encontrar condições excelentes”.

A Escola Básica Santo Amaro conta uma sala Snoezelen, destinada a alunos com necessidades especiais, sendo a “segunda ou terceira escola pública” que tem um espaço destes.  “É uma sala que nos enche de orgulho”, acrescentou Dulce Pinto, lembrando ainda que este era um desejo antigo do Agrupamento de Escolas Francisco Arruda. “Esperamos aqui estimular os alunos e desenvolver as suas capacidades”, prosseguiu, esperando que “todos possam ser felizes aqui dentro”.

Por fim, agradeceu ainda “todo o apoio” da Câmara de Lisboa, e também da Junta de Freguesia de Alcântara, e da Associação de Pais, “mesmo quando as condições não eram as melhores” . “Só todos juntos é que conseguimos”, reforçou a responsável, considerando que “a nova escola superou as nossas expectativas”, opinião partilhada pela presidente da Comissão Administrativa provisória do agrupamento, Luísa Pires.

Escola estava em condições precárias

Já para o presidente da Junta de Alcântara, Davide Amado, “esta escola tem para mim um significado muito especial”, uma vez que foi um dos primeiros desafios que teve quando chegou ao cargo pela primeira vez. “A escola estava num estado muito complicado e, em conjunto com a Dulce, a Luísa e a comunidade escolar, conseguimos que a Câmara fizesse aqui umas pequenas obras para que as aulas fossem leccionadas com qualidade”, recordou o autarca. Segundo o mesmo, esta foi “a primeira obra, que, enquanto presidente de junta, consegui que fosse feita”.

No mesmo sentido, o autarca aproveitou a presença do presidente da CML, Carlos Moedas, para pedir mais equipamentos na freguesia de Alcântara, tais como um Centro de Dia Intergeracional, bem como os dois silos de estacionamento, há muito prometidos pela autarquia, entre outras obras. Em relação à Escola Básica Santo Amaro, o presidente da Junta de Alcântara relembrou que, “na semana passada tivemos aqui em visita com as vereadoras Sofia Athayde e Filipa Roseta e foram identificados alguns problemas”, tais como os elevadores, que ainda não estão a funcionar, bem como a existência de poucos acessos para crianças de mobilidade reduzida.

O autarca adiantou ainda ao Olhares de Lisboa, que “o refeitório ainda não está a funcionar”, sendo que a CML garantiu resolver o problema dentro de 15 dias. Também “a sala para crianças com necessidades especiais é muito reduzida”, acrescentou Davide Amado, que espera que estes problemas sejam resolvidos em breve.

Por outro lado, Davide Amado reforçou que este estabelecimento é inaugurado após uma pandemia, “que afetou bastante a educação, sobretudo dos mais novos. Hoje é um momento muito feliz”, ressalvou, acrescentando que, a partir de agora, “esta freguesia tem este equipamento com outras condições”. Por isso, considera que a Escola Básica Santo Amaro vai garantir “uma escola pública de qualidade, para responder a quem mais precisa, que são os nossos futuros alcantarenses”.


Finalmente, o autarca agradeceu ainda o empenho dos responsáveis pela obra, e que possibilitou que este estabelecimento ficasse concluído no início do ano letivo. “A escola nova é linda”, finalizou o presidente da Junta de Alcântara, fazendo referência a um desenho entregue por uma aluna a Carlos Moedas e que tinha precisamente esta frase.

Comunidade escolar é fundamental

Por sua vez, o edil lisboeta reforçou que é “um grande gosto” estar a inaugurar a Escola Básica Santo Amaro. “É importante, nestes dias, estarmos juntos em objetivos comuns para a sociedade, sem diferenças políticas”, acrescentou Moedas. O autarca voltou a referir que tem “dois objetivos” primordiais: a Habitação e a Educação. “Este investimento tem de ser claro”, reforçou, destacando também o papel importante de Davide Amado na gestão da freguesia de Alcântara. “É um homem que está sempre em contacto comigo, é exigente, e trabalhamos em conjunto dia após dia. É esta união que temos que ter, para resolver os problemas das pessoas”.

Por outro lado, o presidente da CML lembrou também que esta inauguração serve também “para homenagear” quem trabalha nesta escola. “Eles fazem esta escola, mas quem verdadeiramente fez esta escola foi a força da Câmara Municipal de Lisboa”, prosseguiu Moedas, agradecendo à Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), e a todos os funcionários da autarquia que ajudaram a tornar esta requalificação numa realidade. No total, a CML investiu, nesta obra, mais de 4,7 milhões de euros.

Moedas prometeu estar ao lado dos professores

“Gosto sempre de pensar na história e Santo Amaro ficou conhecido por salvar, com coragem, o seu amigo que se estava a afogar. Santo Amaro é a audácia, a coragem e a capacidade de nunca desistir e eu penso que é isso que caracteriza os nossos professores e que têm sofrido tanto nos últimos anos”, reforçou o edil lisboeta. Deste modo, pediu aos docentes para que “nunca desistam”, pois são também são salvadores como foi Santo Amaro. “Estamos aqui para vos ajudar em tudo aquilo que seja necessário”, concluiu Moedas, garantindo que irá resolver os problemas que ainda existem nesta escola.

“Estamos aqui para que a vossa vida seja um bocadinho melhor”, reiterou. Esta inauguração contou ainda com a presença do vice-presidente da CML, Filipe Anacoreta Correia e dos vereadores Sofia Athayde (CDS) e Pedro Anastácio (PS). Também esteve presente o comandante da PSP, representantes da Escola Segura, bem como outras entidades. Para além da Escola Básica Santo Amaro, a CML já inaugurou, também esta semana, obras de requalificação noutros estabelecimentos nas freguesias de Marvila e Benfica.

Quer comentar a notícia que leu?