A Câmara Municipal de Odivelas (CMO) inaugurou, esta sexta-feira, 22 de setembro, o Pavilhão Desportivo da Escola Básica D. Dinis. Esta obra representa um investimento municipal de um milhão e 300 mil euros e insere-se num conjunto de investimentos na área da Educação, no valor de oito milhões.
Este novo pavilhão desportivo vai agora dar uma melhor resposta não só aos 650 alunos do concelho, mas também aos clubes e associações do municipio. Este pavilhão situa-se na Escola Básica D. Dinis, nos Pombais, e vai ao encontro do objetivo da autarquia em proporcionar condições dignas à prática desportiva no concelho. “Ainda ontem um munícipe me disse que já há 40 anos se falava de um pavilhão” nesta escola, diLsse ao Olhar Odivelas o presidente da CMO, Hugo Martins.
“Hoje é com uma grande satisfação que digo que todas as escolas do 2º e 3º ciclo do concelho têm um pavilhão com dignidade e boas condições para a prática desportiva”, sublinhou o autarca. Ao mesmo tempo, reforçou ainda que apostar na prática de atividade física é igualmente investir “nas nossas crianças e jovens ao nível cognitivo e físico. É importante, cada vez mais, promover os bons hábitos alimentares e a prática desportiva regular, para que os jovens tenham mais saúde”.
Investimento de oito milhões na área da Educação
Segundo Hugo Martins, estes investimentos inserem-se na estratégia da CMO para a Educação, sendo que, nesta área, a autarquia já investiu, oito milhões de euros. Neste valor, insere-se a atribuição dos livros de fichas a todos os alunos do 1º ao 6º ano de escolaridade, num investimento municipal de meio milhão de euros e ainda a requalificação de vários estabelecimentos escolares. “Queremos continuar a investir na requalificação e manutenção do parque escolar”, reforçou o edil de Odivelas.
Contudo, reforça que ainda não foi possível concretizar todas as obras previstas porque “muitos concursos ficaram desertos”. O autarca justifica esta lacuna por “falta de mão-de-obra”. “As empresas não têm capacidade para dar resposta a tantas solicitações” que existem atualmente. Uma das obras que ainda está por concretizar é a requalificação do pavilhão desportivo da Escola Básica Quinta de São José, na Póvoa de Santo Adrião. “Com as infiltrações e a intempérie do ano passado, o pavilhão está com muita humidade”, sendo necessário substituir a cobertura e reforçar os algerozes.
No entanto, adianta Hugo Martins, o concurso para a obra será lançado novamente em breve. “As pessoas em Odivelas sabem com o que contar”, reforçou o autarca, lembrando ainda os investimentos da CMO nas refeições escolares. “Há poucos munícipios no país que disponibiliza três refeições escolares por dia: o pequeno-almoço, o almoço e o lanche”, sustentou. No entanto, Hugo Martins reconhece que “há sempre insuficiências”, mas garante que a autarquia quer continuar a reforçar estes investimentos.
“Todos estes apoios representam mais rendimento no orçamento das famílias”, acrescentou o edil, sublinhando ainda que esta autarquia é uma das que tem o valor de IMI mais baixo do país, e “que teve agora uma nova redução”.