INAUGURADA NOVA UNIDADE DE REABILITAÇÃO EM CARNAXIDE

Foi inaugurada, no passado dia 27 de setembro, a nova Unidade de Reabilitação, Cuidados Continuados e Paliativos do Instituto São João de Deus, em Carnaxide. Este novo espaço representou um investimento de 10 milhões de euros e conta com 126 camas, destinadas a várias necessidades.

A nova unidade de reabilitação está localizada na Avenida João Paulo II, em Carnaxide. No total, dispõe de 126 camas. Destas, 32 estão destinadas à reabilitação física. Por sua vez, este espaço terá ainda três respostas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Aqui, existem 32 camas para cidadãos em convalescença, e mais 30 camas para média duração e reabilitação. Já para os cuidados de longa duração, estão destinadas 16 camas, a que se juntam mais 16 para os cuidados paliativos.

Esta resposta desdobra-se num edifício de cinco pisos e que foi pensado de raiz. No total, tem uma área com mais de nove mil metros quadrados. Esta nova unidade disponibilizará ainda cerca de 50% das vagas (camas) para contratualização com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e da Rede Nacional de Cuidados Paliativos. Por sua vez, este espaço vai ainda disponibilizar diversas valências, nomeadamente uma Unidade de Convalescença, um Centro de Reabilitação Física e Internamento Particular, bem como uma Unidade de Média Duração e Reabilitação.

Projeto “muito inovador”

Segundo Nuno Lopes, diretor do Instituto São João de Deus, revelou, ao Olhares de Carnaxide e Queijas, que “esta unidade está construída com um projeto muito inovador. Acredito que as pessoas cuidadas neste centro serão cuidadas de forma diferenciadora”. O responsável adianta ainda que o “Instituto São João Deus” está presente “em cinco continentes”, contando com mais de “600 hospitais em 54 países”. Sobre a nova unidade inaugurada em Carnaxide, Nuno Lopes reforçou que esta irá criar “cerca de 180 novos postos de trabalho”. A inauguração foi no passado dia 27 de setembro, e o responsável acrescenta que o evento “superou as expectativas”.

“Tivemos mais de 180 participantes e convidados, com várias entidades representadas. Foi bom perceber a reação tão positiva às estruturas e aquilo que criámos”, ressalvou Nuno Lopes. O responsável frisou ainda que o Instituto São João de Deus irá continuar a investir em mais projetos e que vão desde a inauguração de novas estruturas, até ao apoio a iniciativas comunitárias, em todo o país. “Esperamos também o desenvolvimento de um projeto que já temos, que é o Home 360” e que presta apoio “na área das demências e dos cuidados domiciliários”, acrescentou.

Investimento de 10 milhões de euros

Esta nova unidade inclui também um Internamento em Demências, uma Unidade de Cuidados Paliativos, Reabilitação Física em Ambulatório, bem como outros serviços de Apoio. Esta nova unidade representou um investimento de 10 milhões de euros e permitiu ainda aumentar o número de postos de trabalho em Carnaxide. Na cerimónia de lançamento da primeira pedra, em 2021, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, defendeu que “a igreja tem sido um parceiro importante nas políticas de saúde e sociais da autarquia”.

Deste modo, realçou que esta unidade de cuidados irá servir “toda a Área Metropolitana de Lisboa”. No entanto, reforçou ainda que a “criação” desta unidade não significa o fim da cooperação da CMO com o Instituto São João de Deus. Nesta inauguração, e para além do presidente da autarquia oeirense, esteve também a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e ainda Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ).


Quer comentar a notícia que leu?