O Bairro do Rego, na freguesia das Avenidas Novas, vai receber, no próximo fim de semana, dias 13 a 15 de outubro, o festival ‘Traça’, com a exibição de vários filmes familiares do Arquivo Municipal de Lisboa.
Este evento terá ainda música, cinema, gastronomia, performances, entre outras iniciativas, que vão decorrer ao longo da Rua da Beneficência. Esta edição da ‘Traça’ é dedicada à “arte de bem receber”. Os filmes serão artisticamente trabalhados e apresentados em diversas atividades.
A organização deste certame ficou sob a responsabilidade do Gerador. O evento irá contar com mais de 40 momentos, todos com entrada gratuita. Por seu turno, estas iniciativas serão apresentadas em diversos locais do Bairro do Rego. Alguns dos espaços vão desde a Oficina José Marinho, passando pelo Grupo Excursionista Os Económicos, que irá receber uma instalação artística e um concerto de Noiserv, mas também o Pinto’s Cabeleireiros, entre outros locais.
O programa foi pensado de acordo com a história do Bairro do Rego. Este surgiu para albergar os trabalhadores do Hospital de Santa Maria. Ao longo dos anos seguintes, foi recebendo vários inquilinos, desde migrantes do interior de Portugal a estudantes brasileiros. Foram estes últimos que, na década de 70, criaram neste bairro a primeira escola de samba do país.
Um dos destaques do programa são a instalação artística “Assim se ouvem as Imagens”. Aqui, o artista Noiserv criou novos sons que irão acompanhar uma seleção de filmes do Arquivo Municipal de Lisboa. Contudo, poderá ainda assistir à performance poética “2 de janeiro”, dos atores Almeno Gonçalves e Patrícia Pinheiro, entre outras propostas.
Por fim, será ainda exibida, no sábado, 14 de outubro, a curta-metragem dedicada à família Ezequiel, residente no Bairro do Rego, e que foi convidada a realizar filmagens dos seus momentos familiares, trabalhadas por Matilde Calado. No entanto, pode conhecer melhor o programa deste festival no site do Gerador.