A empresa ‘BusUp’, sediada no Taguspark, está a disponibilizar, de forma gratuita ate 22 de outubro, um serviço de transporte coletivo para os colaboradores das empresas instaladas no TagusPark, de forma a incentivá-los a deixar o carro em casa.
Esta medida enquadra-se na iniciativa Rumo ao Parque mais Cívico da Europa. O BusUp retende contribuir para o meio ambiente, permitindo que as pessoas se desloquem para a Cidade do Conhecimento de autocarro, evitando o uso do carro pessoal. No entanto, os passageiros têm de fazer uma reserva de lugar prévia, e podem trocar de rota ou cancelar dias pontualmente.
O BusUp conta com pontos de partida e chegada em Lisboa, Oeiras, Carnaxide, Cacém, entre outros pontos. Esta medida está disponível de forma gratuita até 22 de outubro e os passageiros podem escolher o ponto de embarque. Em Lisboa, poderá entrar na Gare do Oriente, Marquês de Pombal, Campo Grande, Sete Rios e Hospital da Luz, por exemplo.
Estes autocarros estão disponíveis de segunda a sexta e têm vários horários, tanto da parte da manhã, como da tarde. Os passageiros têm ainda acesso a uma rede de rotas em tempo real. Existe ainda uma app, onde é possível saber a localização do autocarro, e ainda informação sobre os condutores e apoio ao cliente. Por fim, o BusUp existe no Taguspark desde 2020. Na época, a implementação do serviço ajustou-se às necessidades dos colaboradores em época de Covid-19 e os autocarros circulavam com uma lotação de dois terços, o recomendado pela Direção-Geral da Saúde na altura.