CENTRO CULTURAL DE CASCAIS RECEBE HOMENAGEM A BELA BUERI

Esta quinta-feira, 23 de novembro, o Centro Cultural de Cascais recebe, pelas 21h30, uma homenagem à fadista Bela Bueri. No total, serão 21 artistas que vão estar presentes neste concerto, que vai celebrar a vida e obra da fadista, falecida em junho deste ano.

Este espetáculo de homenagem a Bela Bueri vai juntar a classe artística, destacando-se a presença de nomes como João Braga, Miguel Sanches, Rão Kyao e Teresa Siqueira, entre outros. O concerto é promovido pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e foi idealizado pela filha de Bela Bueri, Joana Bueri.

Ao mesmo tempo, explica a Junta em comunicado, o concerto realiza-se no dia em que a fadista celebraria 77 anos. Desta forma, pretende-se celebrar a sua vida e reconhecer o trabalho de Bela Bueri, lembrando ainda a contribuição que deu ao fado. Recorde-se que a artista lançou muitos fadistas e músicos, dando-lhes palco na mítica casa de fados de Cascais, o “Amália”.

Muitos destes nomes são, atualmente, artistas de renome no Fado, e vão marcar presença nesta homenagem. O espetáculo promete ainda ser de “alta qualidade, repleto de emoção e nostalgia”, lê-se na mesma nota. Por sua vez, para a Junta de Cascais e Estoril, “é uma honra poder apoiar uma homenagem onde se promove a cultura local, a preservação da tradição do fado e a valorização dos seus artistas”.

Outros artistas confirmados são ainda Ana Sofia Varela, Chico Madureira, Rodrigo Siqueira, Pedro Moutinho, Joana Amendoeira, entre outros. No total, serão 21 fadistas que vão celebrar a vida e obra de Bela Bueri, que gravou o seu primeiro disco aos 19 anos, graças a Tony de Matos, que reconheceu o seu talento quando a viu e ouviu cantar na Feira de Artesanato do Estoril.

No total, Bela Bueri gravou quatro discos, ao mesmo tempo que mantinha a sua atividade como professora de ensino especial. Durante a sua vida, viveu na freguesia de Cascais e Estoril, onde também teve a sua casa de fados. Faleceu a 28 de junho de 2023.

Quer comentar a notícia que leu?