LISBOA ELEITA CAPITAL DA INOVAÇÃO DA EUROPA

Lisboa foi eleita, esta segunda-feira, dia 27 de novembro, como Capital da Inovação da Europa. A capital portuguesa estava a concorrer ao título com outras capitais europeias. Assim, e para além do título, a autarquia lisboeta irá receber um milhão de euros, que irá investir na Fábrica de Unicórnios.

Lisboa é Capital da Inovação da Europa. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 27 de novembro, numa cerimónia que teve lugar em Marselha. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, esteve presente no evento, onde teve a oportunidade de receber o galardão em mãos pela Comissão Europeia.

Recorde-se que a conquista do título era um desejo da autarquia, cujo edil anunciou, em 2021, durante a Web Summit, a ambição de lançar uma Fábrica de Unicórnios e tornar Lisboa na Capital da Inovação da Europa. Desta forma, Lisboa quer competir com grandes cidades tecnológicas como Paris, Londres ou Berlim.

Segundo uma nota de imprensa da CML, em dois anos, a Unicorn Factory Lisboa atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa. Estes são oriundos de 23 países e permitiram a criação de 10.000 postos de trabalho, lançando 13 programas de incubação e aceleração, e triplicando o número de start-ups incubadas. Desta forma, foi possível colocar a cidade em indústrias como a saúde digital, as tecnologias “Web 3”, ou a inteligência artificial.

Fábrica de Unicórnios foi a base da candidatura

A base da candidatura de Lisboa a capital da Europa foi a Fábrica de Unicórnios. Os prémios iCapital distinguem, todos os anos, as cidades mais inovadoras da Europa. Contudo, para além do título, Lisboa irá ainda receber o valor de um milhão de euros. “Este prémio vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”, salienta Carlos Moedas, citado na mesma nota.

Por fim, e segundo o autarca, “este prémio prova também que podemos e devemos ser mais ambiciosos. Que temos tudo para ser os melhores. Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio  mais conceituado para uma cidade europeia. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia. Mas é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição. Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa”.

Quer comentar a notícia que leu?