Marchas Populares de 2024 já estão em preparação

As Marchas Populares de Lisboa vão regressar em 2024, sob o tema ‘O Tejo’. As coletividades organizadoras de cada marcha já abriram inscrições para compôr os grupos de marchantes, sendo que já são conhecidos alguns dos elementos que vão integrar as equipas técnicas.

Já são conhecidos alguns elementos que vão colaborar com as Marchas Populares em 2024. O concurso regressa à Altice Arena nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, e à Avenida da Liberdade de 12 para 13 de junho. Como habitualmente, irão estar 20 marchas a concurso, mais três extraconcurso. As marchas que vão participar, este ano, são Alcântara, Alfama, Alto do Pina, Bairro Alto, Boavista, Belém, Bica, Carnide, Castelo, Graça, Lumiar, Madragoa, Marvila, Mouraria, Olivais, Penha de França, Santa Engrácia, São Vicente, Bela Flor/Campolide e Baixa.

Oeiras Viva Quadrado Fundo Preto

Por seu turno, as marchas extraconcurso voltam a ser a Marcha Infantil da Voz do Operário, Mercados e Santa Casa. As inscrições estão a decorrer, nas entidades que organizam cada uma das marchas, sendo que já existem algumas marchas que já fecharam as inscrições. É o caso do Alto do Pina, que já tem o grupo completo, e da Penha de França, que já só tem inscrições abertas para os homens. As restantes marchas, ainda têm as inscrições a decorrer até ao final do mês. Para além dos marchantes, já são também conhecidos alguns membros das equipas técnicas de algumas marchas, anunciadas pelas respetivas coletividades que as organizam.

Conheça aqui alguns dos nomes anunciados para 2024

Desta forma, em 2024, a Marcha do Alto do Pina será ensaiada por Renato Nobre, contando com Gucca Coutinho como figurinista e cenógrafo. O Cavalinho será a ‘Bandinha do Coreto’, e o letrista Miguel Dias. Por fim, o compositor será novamente Nuno Feist. Na Penha de França, a marcha contará com o coreógrafo Jonas Paquete e a cenografia dos Proeasy Design. Os figurinos ficam a cargo de Fauze El Kadre e a sua confeção será da responsabilidade do Atelier Áurea Stella. O cavalinho será a banda ‘Tozé e a Sua Trupe’ e as letras ficam novamente a cargo de Joana Dionísio.

O maestro será, uma vez mais, Carlos Dionísio, e os padrinhos Salomé Caldeira e Rui Andrade. Em São Vicente, a marcha será coordenada por Bruno Santos, e ensaiada por Sofia Pereira. As letras serão de Flávio Gil, os figurinos do estilista Nuno Gama e a cenografia ficará a cargo dos Proeasy Design. O ‘Cavalinho da Charanga’ irá interpretar as músicas, que irão ficar, uma vez mais, a cargo de Gimba. Por fim, as Marchas da Bela Flor/Campolide e da Baixa serão ensaiadas, respetivamente, por José Nunes e Bruno Frazão.

Marchas voltam a desfilar na Altice Arena e na Avenida da Liberdade

O primeiro dia de exibições na Altice Arena, a 31 de maio, contará com a participação da Marcha Infantil da Voz do Operário, Marcha de Marvila, Marcha da Baixa, Marcha de Alfama, Marcha de Alcântara, Marcha da Penha de França, Marcha do Alto do Pina e Marcha do Castelo. Já o segundo dia, começará com a prestação da Marcha dos Mercados. A ela, segue-se a Marcha do Lumiar, Marcha do Bairro Alto, Marcha de Belém, Marcha da Bela Flor/Campolide, Marcha de Santa Engrácia, Marcha da Boavista e Marcha da Graça.

Por fim, o último dia de exibições, dia 2 de junho, terá as Marchas da Santa Casa, Olivais, Bica, Carnide, Mouraria, São Vicente e Madragoa. Após os três dias de prestações na Altice Arena, as 23 marchas voltarão a desfilar, desta vez na Avenida da Liberdade, na noite de 12 para 13 de junho. A ordem do desfile será a seguinte: Voz do Operário, Mercados, Santa Casa, Olivais, Alfama, Baixa, Santa Engrácia, Carnide, Castelo, Bela Flor/Campolide, Alcântara, Bica, Madragoa, São Vicente, Boavista, Bairro Alto, Graça, Alto do Pina, Belém, Marvila, Penha de França, Mouraria e Lumiar.

Bica venceu a edição de 2023

Em 2023, a marcha vencedora foi a Bica, com o tema ‘Um Cantinho para a Gente’. Em segundo lugar ficou o Bairro Alto e em terceiro Alfama. Nas categorias especiais, a Bica conquistou também os prémios de Melhor Coreografia e Melhor Letra, a par com Alfama. Também conquistou a categoria Melhor Desfile na Avenida, juntamente com o Bairro Alto. Alfama, por sua vez, ganhou a categoria de Melhor Cenografia, a par com o Lumiar. De igual modo, conquistou ainda o como Melhor Figurino, juntamente com Alcântara e Madragoa.

Centro de Enfermagem Queijas

Por fim, Alfama conquistou ainda a categoria Melhor Musicalidade e Melhor Composição Original, através do tema ‘A Sina do Estivador’, assim como o tema ‘A Vedeta é Carnide’, da Marcha de Carnide. Em 2023, o tema do concurso foi o centenário do Parque Mayer. Este ano, o tema central das Marchas Populares e da Grande Marcha de Lisboa será ‘O Tejo‘. As Marchas de Lisboa são organizadas pela autarquia e pela EGEAC.

Visite a loja Olhares de Lisboa e compre a caneca OL da sua marcha do Coração 2019 e 2023 

Quer comentar a notícia que leu?