TEJO É O TEMA DA GRANDE MARCHA DE LISBOA 2024

O Tejo será o tema da Grande Marcha de Lisboa 2024, anunciou a EGEAC esta quarta-feira, 10 de janeiro. Depois da homenagem a Amália Rodrigues, em 2022, e ao centenário do Parque Mayer, em 2023, as Marchas Populares este ano vão ter como protagonista o rio que banha Lisboa e que tem sido inspiração para muitos ao longo dos anos.

Já é conhecido o tema da Grande Marcha de Lisboa e do concurso das Marchas Populares de 2024. Desta forma, as Marchas deste ano vão ter como protagonista o Tejo. Este rio, ao longo dos anos, tem sido a inspiração de vários artistas. Em 2022, o concurso homenageou o centenário da fadista Amália Rodrigues. Já no ano passado, celebrou os 100 anos do Parque Mayer.

“As Marchas Populares são uma tradição já com nove décadas, que tem passado de geração em geração e que é seguida com grande entusiasmo por milhares de pessoas. Este ano, este que é um símbolo de Lisboa vai evocar o Tejo”, salienta o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. Para o autarca, este é “um dos elementos mais fortes da nossa cidade, que através dele conheceu e se deu a conhecer ao resto do mundo”.

Por fim, a EGEAC irá, em breve, divulgar as novas condições do concurso, que já foram publicadas em Boletim Municipal. Igualmente, irá também definir as regras de participação dos candidatos para a composição da letra e da música da Grande Marcha de Lisboa. Recorde-se que esta tem de ser interpretada por todas as Marchas Populares participantes no concurso.

Marchas vão desfilar na noite de Santo António e na Altice Arena a 31 de maio, 1 e 2 de junho

As Marchas Populares de Lisboa realizam-se na noite de 12 para 13 de junho. Contudo, as as 23 marchas participantes vão ainda exibir-se no Altice Arena nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho. Assim, o primeiro dia contará com a participação da Marcha Infantil da Voz do Operário, Marcha de Marvila, Marcha da Baixa, Marcha de Alfama e Marcha de Alcântara. De igual modo, também desfilam a Marcha da Penha de França, Marcha do Alto do Pina e Marcha do Castelo.

Por outro lado, o segundo dia, começará com a prestação da Marcha dos Mercados, seguindo-se a Marcha do Lumiar, Marcha do Bairro Alto, Marcha de Belém, Marcha da Bela Flor/Campolide, Marcha de Santa Engrácia, Marcha da Boavista e Marcha da Graça. Por fim, o último dia de exibições terá as Marchas da Santa Casa, Olivais, Bica, Carnide, Mouraria, São Vicente e Madragoa.

Foto interior: @José Frade / Egeac


Quer comentar a notícia que leu?