A Câmara Municipal de Cascais e a Galp vão enviar, esta terça-feira, dia 9 de janeiro, 594 aquecedores para a Ucrânia. Os equipamentos vão para a cidade de Irpin, perto de Kiev, capital da Ucrânia, país fortemente afetado pela invasão russa.
Esta terça-feira, dia 9 de janeiro, a Câmara Municipal de Cascais (CMC), em conjunto com a Galp, vai enviar, perto de 600 aquecedores para a Ucrânia, mais concretamente para a cidade de Irpin, perto de Kiev. Esta ação solidária tem início a partir das 09h00 e tem como objetivo mitigar a falta de recursos e ajudar a população da Ucrânia, que sofre com a invasão russa há quase dois anos.
Igualmente, e estando localizado no Leste da Europa, a Ucrânia sofre com invernos muito rigorosos, com temperaturas negativas. Desta forma, os aquecedores vêm ainda dar melhores condições de conforto aos ucranianos. A logística desta ação solidária é garantida pela autarquia cascalense. Os 594 aquecedores partem do Centro Logístico de Cascais rumo à Polónia. Aqui, representantes de Irpin vão recolher os equipamentos e levar para aquela cidade.
Para além desta oferta, a Câmara de Cascais já realizou outras ações de apoio ao povo ucraniano. Uma delas, foi o envio de 800 aquecedores, um gerador e roupa quente, em dezembro de 2022. Contudo, nos últimos dois anos, a autarquia já enviou outros bens essenciais, acolheu refugiados, deu apoio financeiro para reconstrução de cidades, entre outras.
Por fim, outra medida de apoio foi ainda o acordo de geminação entre Cascais e as cidades de Irpin e Bucha, em junho de 2022. Na altura, definiram-se áreas prioritárias de atuação, nomeadamente a educação e apoio financeiro.