Câmara de Oeiras juntou empresas para plantarem árvores em Porto Salvo

Cerca de 160 voluntários, de 10 empresas do concelho de Oeiras, participaram, na manhã desta quinta-feira, 1 de fevereiro, numa ação promovida pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO), que tinha o objetivo de plantar 1600 árvores em Talaíde, freguesia de Porto Salvo.

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO), promoveu, na manhã desta quinta-feira, 1 de fevereiro, uma ação de plantação de 1600 árvores, e que contou com a participação de cerca de 160 voluntários. Todos eles são funcionários das empresas Fun Languages, Anipla, DELL, ARIA, Panegara, SAP, Seda Ibérica, Auchan, Cisco, e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), todas sediadas no concelho. Esta será a primeira de várias ações de plantação que vão acontecer em todo o concelho durante os meses de fevereiro e março.

Em março, para além das habituais plantações no Dia Mundial da Árvore, no dia 21 daquele mês, com a participação das escolas do concelho, haverá ainda outras ações que irão juntar as empresas integradas na Rede ‘Oeiras Solidária’. Igualmente, também irão participar os alunos da Universidade Nova IMS de Lisboa e das universidades sénior, e ainda grupos de escuteiros. Sobre a iniciativa de hoje, Teresa Bacelar, vereadora com o pelouro da Responsabilidade Social da CMO, explicou ao Olhar Oeiras que esta ação “surgiu no âmbito de uma iniciativa que houve no Programa Oeiras Solidária (POS), onde falámos de Ambiente e Sustentabilidade”.

Voluntários plantaram diversas espécies arbóreas

Nesta ação, a CMO desafiou as empresas a participar numa ação de plantação de árvores. Desta forma, “10 concordaram e aceitaram o desafio. Hoje estamos aqui com 160 voluntários e vamos plantar 1600 árvores”. Ainda de acordo com a vereadora, “fazemos várias iniciativas, ao longo do ano, em que partilhamos boas práticas a nível de Responsabilidade Social”. A plantação desta manhã começou por volta das 10 da manhã. Todos os participantes receberam um briefing (explicação) sobre a iniciativa. Os voluntários foram agrupados em grupos de 10 pessoas. Cada grupo era apoiado por dois técnicos da Câmara Municipal de Oeiras. Os participantes ajudaram a plantar espécies como sobreiros, carvalhos, medronheiros, azinheiras, entre outras.

Alguns destes voluntários eram personalidades conhecidas, entre os quais os antigos futebolistas João Pinto, Pedro Pauleta ou Humberto Coelho, que estavam em representação da Federação Portuguesa de Futebol. Também marcou presença nesta ação o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. Assim, o edil explicou ao nosso jornal que “esta iniciativa insere-se num conjunto de atividades que a CMO desenvolve todo o ano. Nós plantamos árvores em Oeiras todo o ano”. Neste sentido, o autarca acrescentou que, para “fazer o preenchimento de grandes espaços como este, a solução é a plantação de espécies florestais, com 25 a 30 centímetros de altura”.

Reflorestação em todo o concelho

Esta plantação deve ser feita “entre novembro e o final de fevereiro”, pelo que esta “foi a altura indicada para o fazer”. Isaltino Morais disse ainda que “esta zona é uma das muitas que estão a ser reflorestadas. Aqui perto, no Casal da Choca, estamos a fazer outro tipo de plantação, com árvores maiores. As zonas são escolhidas por serem Reserva Ecológica ou Reserva Agrícola”, acrescentou. Ao mesmo tempo, frisou ainda, “temos um património florestal e arbóreo na ordem das 140 mil árvores. Até ao final do mandato, queremos chegar ao objetivo de 170 mil” espécies plantadas. Por isso, e para ajudar a chegar a esta meta, a CMO quer ainda investir na plantação de mais árvores em todo o concelho, onde se inclui a plantação de mais duas mil espécies na Serra de Carnaxide.

SAP ofereceu mil árvores

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo, Dinis Antunes, recebeu com agrado a iniciativa na sua freguesia. O autarca lembrou que “esta é uma zona que precisa de ser reflorestada”, dado que sofreu um incêndio há muitos anos. Por fim, no final da iniciativa, a empresa SAP fez uma doação de mil árvores ao concelho. Desta forma, Cristina Rodrigues, Head of Facilities da empresa, adiantou ao Olhar Oeiras que a SAP “comprou as sementes e doou-as” à autarquia.

Ou seja, “é um contributo da SAP para atingir as nossas metas de plantar várias árvores. Acho que este tipo de iniciativas é muito importante porque temos de salvar o planeta, não há plano B”, acrescentou a responsável. De igual, ressalva ainda que o contributo das empresas “é fundamental para salvar o planeta e contribuir para um futuro melhor”.


Quer comentar a notícia que leu?