Projeto SEED faz balanço positivo do primeiro ano

O Projeto Sensibilização para o Empreendedorismo e Inovação em Contexto Escolar (SEED) arrancou há um ano, e tem como objetivo sensibilizar os jovens do nono ao 12º ano para o empreendedorismo e inovação. O balanço do primeiro ano de atividade é positivo.

Um ano depois da sua criação, o Projeto Sensibilização para o Empreendedorismo e Inovação em Contexto Escolar (SEED) regista resultados positivos na sensibilização dos jovens do nono ao 12º ano para o empreendedorismo e inovação. Por sua vez, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências empreendedoras nos jovens. Assim, dá-lhes competências para a autonomia, criatividade, trabalho em equipa e inovação na procura de soluções para a comunidade.

Igualmente, pretende ainda estabelecer uma forte ligação entre a escola e o mundo do trabalho, com foco nas áreas tecnológicas e criativas. O SEED é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e tem vindo a crescer de forma positiva. Atualmente, conta com 13 escolas secundárias associadas. Por sua vez, são elas as escolas secundárias Rainha D. Leonor, Eugénio dos Santos, José Gomes Ferreira, Fonseca de Benevides e Marquês de Pombal. Igualmente, também integram o projeto as escolas Luísa Gusmão, Gil Vicente, Camões, D. Pedro V, Padre António Vieira, Lumiar, Filipa de Lencastre e Josefa de Óbidos.

Seis eixos de atuação

No total, estão envolvidas 55 turmas e 1160 alunos. Este projeto atua em seis eixos. Ou seja, na implementação de um laboratório de empreendedorismo na escola (Living Lab), em visitas de estudo/workshops, e em sessões de literacia financeira. De igual modo, conta ainda com workshops de criação de um projeto realizado pelos alunos, dinâmicas de descoberta de competências e perfil/percurso profissional, bem como de experiências de Training no ecossistema empreendedor.

Todas estas ações são desenvolvidas com o apoio de 12 parceiros. São elas Casa do Impacto, Fab Lab e Bio Lab Lisboa, Future of Work, ISCTE Business School, ISEG Lisbon School of Economics & Management, Lispolis, Tec Labs, Startup Lisboa/Unicorn Factory, Un- Hu, Ginásio do Empreendedor, Build Up Labs e Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI). Para o futuro, o SEED quer ainda criar mais parcerias, capacitar professores e mostrar o que foi o projeto num evento, marcada para a 13.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa, entre outras iniciativas.

Foto de capa: Armindo Fernandes / CML

 


Quer comentar a notícia que leu?