A União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) apresentou o ‘Ano da Língua Portuguesa’, ao presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. As duas entidades vão organizar atividades conjuntas, no sentido de promover ações e iniciativas conjuntas relacionadas com o Dia da Língua Portuguesa.
A secretária-geral da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), Almudena Maíllo, reuniu com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, para apresentar o ‘Ano UCCI da Língua Portuguesa’. Neste encontro, foram apresentados o logo institucional do evento e outros elementos. “A partir de hoje começaremos a promover ações de comunicação para tornar visível a riqueza cultural e histórica que a língua portuguesa aporta ao mundo, com especial ênfase na sua influência e significado na Ibero-América”, disse Maíllo.
Já Carlos Moedas realçou que “vamos ter formação, vamos ter atividades, vamos juntar-nos e falar as nossas duas línguas como se fossem uma só, mas com as nossas diferenças, porque são essas diferenças que nos fazem melhores”. Este encontro contou ainda com a diretora-geral da UCCI, Luciana Binaghi Getar, o secretário-geral da autarquia, Alberto Laplaine Guimaraes, e a chefe de divisão de Relações Internacionais e coordenadora da UCCI, Cristina Rocha. Ao longo do ano de 2024, a UCCI organizará diversos eventos. Alguns deles são cursos de formação e atividades orientadas para celebrar a língua portuguesa e para realçar a diversidade e o valor da lusofonia.
Igualmente, pretende-se ainda reconhecer a contribuição da língua portuguesa no património cultural e linguístico regional. As cidades lusófonas da UCCI – Lisboa, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro -, concentram mais de 22 milhões de habitantes, equivalente a 23 por cento da população total da região. Por isso, este organismo vai valorizar o Dia da Língua Portuguesa assim como os dias de Portugal e do Brasil com diferentes ações. Por outro lado, estas iniciativas vão contar ainda com eventos culturais e outras atividades que têm como objetivo promover a difusão da língua e da cultura em língua portuguesa.
UCCI está a construir calendário de formação em parceria com o Instituto Camões
A comemoração do ‘Ano UCCI da Língua Portuguesa’ resulta do consenso obtido entre os autarcas das 29 cidades que integram a UCCI. Este encontro aconteceu na 20ª Assembleia Geral da organização, realizada em novembro do ano passado em São Paulo. Por outro lado, a UCCI está a construir um calendário de formação em língua portuguesa para os funcionários e empregados da organização, em parceria o Instituto Camões e a União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA). Desta forma, a secretária-geral da UCCI reuniu-se também com o secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, para renovar o Memorando de Entendimento as duas organizações.
Este é um acordo que determina ações comuns, atividades e projetos de cooperação que definem linhas de trabalho para promover o português e o espanhol, assim como a cultura ibero-americana, nas suas cidades-membro. Por fim, Maíllo também teve um encontro muito produtivo com representantes do Instituto Camões, no sentido de procurar oportunidades de colaboração e fortalecimento dos laços culturais e linguísticos entre as cidades capitais ibero-americanas. A reunião pretendeu ainda discutir iniciativas conjuntas que promovam a difusão e o ensino da língua portuguesa na região, assim como para fomentar o intercâmbio cultural e educativo.