Cascais ‘veste-se’ de azul para defender crianças de maus-tratos

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJCascais) e a Câmara de Cascais associam-se à Campanha de Sensibilização “Apenas o Coração Pode Bater”, no âmbito do Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, procurando alertar para o importante papel que todos, em geral e cada um em particular, podemos ter na prevenção dos maus-tratos às crianças e jovens.

Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Cascais, mais uma vez, associa-se a esta iniciativa contra os maus-tratos a crianças e jovens, pela defesa dos seus direitos e, durante o mês de Abril, o edifício dos Paços do Concelho vai iluminar-se de azul todas as noites a partir de hoje, 1 de abril.

Assim, o município de Cascais e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJ), aliaram esforços na campanha “Serei o que me deres… Que seja amor”, com o intuito de alertar para a violência a que muitos jovens e crianças ainda se encontram expostos. No âmbito das várias iniciativas programadas, Cascais vai receber o Seminário “(Re) Parar os Maus-tratos”, que decorrerá no auditório do Centro Cultural de Cascais, entre as 9h30 e as 13h00 do dia 29 de abril.

Paços do Concelho vão-se iluminar até 30 de abril

Promovida pela Comissão Nacional Promoção Direitos Proteção Crianças e Jovens, estas ações contra os maus-tratos de crianças e jovens teve origem na homenagem de Bonnie Finney, em memória do seu neto, espancado até à morte pela mãe e namorado.

O edifício da Câmara Municipal de Cascais, Paços do Concelho ilumina-se, de 1 a 30 de abril, com a cor azul, em homenagem a todas as vítimas que, na infância, sofram ou tenham sofrido uma situação de violência.

Laço humano

Para fechar a campanha, Cascais constrói o habitual Laço Humano, a 29 de abril, no Parque Marechal Carmona, entre as 15h00 e as 17h00, sensibilizando a comunidade para os esforços necessários para travar a problemática da violência na infância. Em Abril assinala-se assim, mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e, o Município de Cascais vai desenvolver, ao longo de todo o mês, um conjunto de atividades simbólicas que pretendem apelar à erradicação destes comportamentos.

Para além do seminário, a autarquia realiza ainda três workshops de sensibilização, subordinados à temática: “Alienação Parental”, a decorrer na DNA Cascais, dia 10 de abril, das 14h30 às 18h30, destinado a profissionais com competências em matéria de infância e juventude; “Como está a tua Saúde Mental”, na Biblioteca da Escola Básica de São João do Estoril (E.B.2.3 da Galiza), dia 16 de abril pelas 13h40, destinado a alunos/as do 2.º ciclo; “(não) Gosto da escola” – Motivação escolar, a ocorrer no Auditório da Escola Frei Gonçalo Azevedo, dia 19 de abril às 14.30H, destinado a alunos/as do 2.º e 3.º ciclo.


Quer comentar a notícia que leu?