Secretária de Estado da habitação é de Oeiras

São 41 os secretários de Estado escolhidos por Luís Montenegro 23 independentes, 16 do PSD e 2 DO CDS, que se juntam assim aos 17 ministros na orgânica do XXIV Governo. Mas foi Patrícia Machado Santos, a nova secretária de Estado da Habitação, que levou Isaltino Morais a assistir à tomada de posse dos novos membros do Governo.

Isaltino Morais esteve na tomada de posse dos novos secretários de Estado. A amizade que o une à secretária de Estado Patrícia Machado Santos, cimentada por um profícuo trabalho desenvolvido pela arquiteta, quando esta trabalhava no sector da habitação da Camara de Oeiras, ‘obrigava’ o autarca oeirense a estar presente.

A arquiteta Patrícia Machado Santos, secretária de Estado da Habitação, é responsável por uma das pastas mais sensíveis do governo de Luís Montenegro. Foi na área da habitação que fez a licenciatura, para depois concluir um doutoramento na especialidade de Tecnologias de Gestão da Construção. Patrícia Machado Santos trabalhou nos departamentos de habitação na câmara municipal de Oeiras (onde foi diretora do Departamento de Habitação Municipal, a partir do final de 2020, até á tomada de posse.

Na foto que publicamos – registada em maio de 2023 – podemos ver a nova secretária de Estado a explicar a Isaltino Morais o desenvolvimento das obras de um empreendimento no concelho. Na altura, ainda a jovem arquiteta não sonhava vir a ser secretária de Estado, explicava à então ministra da Habitação, Marina Gonçalves, como estavam a decorrer os trabalhos de reabilitação da Quinta dos Arciprestes, em Oeiras, não lhe passando ‘pela cabeça’ que viria a herdar a pasta da habitação no governo de Montenegro.

No total, o executivo de Luís Montenegro será composto por 59 governantes, dos quais 17 são ministros e 41 são secretários de Estado.

Destes 41 novos secretários de Estado existe um pouco de tudo, com mais mulheres, incluindo uma… alpinista, presidentes de Câmara e assessores da Presidência da Republica. Com o executivo fechado, contam-se agora três membros do CDS: ao ministro somam-se mais dois secretários de Estado. Um outro dado curioso é que existem três ministérios totalmente no feminino. São eles os Ministérios da Saúde, Justiça e Cultura.

 

 


 

Quer comentar a notícia que leu?