Concurso Sardinhas 2024 já tem vencedores

Já são conhecidas as cinco sardinhas do Concurso Sardinhas 2024. Os trabalhos representam várias temáticas, tais como os 50 anos do 25 de abril, os livros, o azeite, o queijo e uma varina. As cinco sardinhas vencedoras estarão em exposição por toda a cidade no decorrer das Festas de Lisboa, em junho.

O Concurso Sardinhas 2024 já tem vencedores. Dos cinco trabalhos vencedores, quatro são portugueses e um é estrangeiro. Todos eles foram concebidos por mulheres e retratam temas como os 50 anos do 25 de Abril, os livros, o azeite, o queijo e uma varina. A primeira chama-se Abrileira e foi feita a pensar na necessidade de lutar pela liberdade. Em nota de imprensa, a autora, Mónica Marques Monteiro, explica que, através da pintura digital, pretendeu seguir o mote “risca e arrisca”, de modo a criar textura com várias tonalidades e formas.

Já o segundo trabalho, de Inês Forte, chama-se ‘O Saber da Sardinha’ e pretende chamar a atenção para a importância de ler. O terceiro trabalho vencedor é de Carolina Carvalho e representa o azeite, que está ‘Ao preço do ouro’, título que atribuiu à sardinha. A ideia era demonstrar o seu desagrado perante a situação do país, que está a viver tempos muito difíceis em termos económicos, com uma crise em que os preços de produtos alimentares essenciais estão completamente desfasados do salário mínimo de um português. Dos Países Baixos, temos ‘Chessy’, de Mariëlle van der Gouw, que retrata o queijo, tão típico daquele país. A sardinha vencedora mostra um pequeno rato que encheu a barriga e agora descansa, satisfeito, em cima da sardinha.

Apresentadas mais de três mil propostas

Por fim, o quinto trabalho vencedor é de Beatrizarte e chama-se ‘A Varina’, que traz, todos os anos, a sardinha fresquinha que é consumida nas festas populares. As cinco autoras têm entre 17 e os 42 anos, e são as vencedoras da 14.ª edição do concurso promovido pela EGEAC. Os trabalhos foram escolhidos através de uma votação dos colaboradores da EGEAC. Cada uma das vencedoras receberá um prémio monetário de 1500 euros. No total, em 2024, concorreram 1823 autores, que apresentaram 3582 propostas. Destas, 2587 eram portuguesas e 995 estrangeiras, sendo que, ao todo, participaram 63 países neste concurso.

Quer comentar a notícia que leu?