No dia em que se assinalam 50 anos da Revolução do 25 de Abril, Celeste Caeiro, que no dia da revolução distribuiu cravos pelos militares, tornando-se um símbolo desta data histórica, marcou presença nas cerimónias oficiais dos 50 anos da Revolução. Os vereadores do PCP vão levar, à próxima reunião do executivo, uma proposta para que ela receba a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa.
Esta quinta-feira, 25 de abril, assinalam-se os 50 anos da Revolução dos Cravos. O cravo ficou associado a este acontecimento histórico graças à ação de Celeste Caeiro, uma vendedora de flores que, durante a revolução, distribuiu cravos pelos militares, tornando esta flor o símbolo do 25 de Abril. Hoje, 50 anos depois da sua ação, Celeste esteve presente nas cerimónias que aconteceram nesta manhã na baixa de Lisboa.
A proposta dos vereadores comunistas na CML, que será apresentada e discutida em breve em reunião camarária, pede que lhe seja atribuída a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa. Celeste Caeiro participou nas cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de abril juntamente com a filha e com a neta, onde foi ovacionada pelas pessoas presentes. De acordo com uma nota dos autarcas comunistas, Celeste Caeiro, mais conhecida como a ‘Celeste dos Cravos’, é uma “mulher de convicções fortes, humilde e trabalhadora”, e ainda uma “figura nacional e militante comunista, da cidade de Lisboa”.