Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições para o concurso ‘O Melhor Pastel de Nata’, que está de volta para a 15ª edição. Este certame avalia os melhores pastéis dos estabelecimentos com fabrico próprio da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Está de volta o concurso ‘O Melhor Pastel de Nata’, que já vai na 15ª edição. O certame realiza-se a 30 de setembro, sendo que, atualmente, decorre a fase de inscrições, que vai até 15 de julho. Podem participar todos os estabelecimentos com fabrico próprio localizados na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Igualmente, são aceites as candidaturas de estabelecimentos como pastelarias, padarias, restaurantes, hotéis e similares.
As inscrições são realizadas na página oficial do evento, onde estará também disponível o regulamento de prova. De acordo com Virgílio Nogueiro Gomes, gastrónomo e presidente do júri, na avaliação de cada pastel de nata, serão tidas em conta características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”. Após a fase de inscrições, haverá ainda uma prova-cega, nos dias 11, 12 e 13 de setembro, na Manja Marvila.
A grande final, com os 12 estabelecimentos finalistas, será no dia 30 de setembro, no Congresso de Cozinha, nos Nirvana Studios, em Oeiras. Em 2023, o pastel de nata vencedor foi o da Confeitaria Glória, na Amadora. Contudo, nos últimos anos, foram ainda vencedores a Padaria da Né, a Casa do Padeiro, a Pastelaria Aloma, a Pastelaria de Santo António, a Pastelaria Alcoa, entre outros estabelecimentos. Por fim, o concurso ‘O Melhor Pastel de Nata’ é organizado pelas Edições do Gosto e por Virgílio Nogueiro Gomes, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da DIG-IN.