Na próxima terça-feira, 16 de julho, o Centro Cívico de Carnaxide recebe uma recolha de sangue, entre as 09h00 e as 13h00. Esta iniciativa é gratuita e é a primeira de duas que a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) está a promover em 2024.
O Centro Cívico de Carnaxide recebe, na terça-feira, 16 de julho, uma recolha de sangue, entre as 09h00 e as 13h00. Esta iniciativa é promovida pela União das Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), e conta com o apoio do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Esta recolha de sangue é gratuita e está aberta a toda a população. A UFCQ sensibiliza ainda para a necessidade de manter as reservas de sangue em níveis estáveis, pelo que incentiva, àqueles que o podem fazer, que doem sangue.
A recolha da próxima terça-feira será a primeira de duas campanhas de dádiva de sangue que vão ser realizadas pela UFCQ no decurso deste ano. Não é preciso marcação para esta recolha. Por isso, basta apenas comparecer na data e local indicado e reunir algumas condições. Ou seja, deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, ter entre 18 e 65 anos (60 anos se for a primeira dádiva) e ser saudável.
Igualmente, é ainda necessário apresentar um documento de identificação com fotografia, ir de pequeno-almoço tomado. Deverá ainda hidratar-se com líquidos não alcoólicos antes e depois da dádiva. Por fim, nesta sessão também é possível a inscrição para doação de medula óssea. Para isso, é preciso ter peso igual ou superior a 50 quilos, ter entre 18 e 45 anos e ser saudável. Para mais informações, poderá consultar o site do IPST.