O executivo da Câmara Municipal de Loures (CML) aprovou, na última reunião camarária, a realização da requalificação do cruzamento da Avenida Luís de Camões e Avenida Guerra Junqueiro, em Santo António dos Cavaleiros. Igualmente, aprovou ainda as obras de estabilização de um talude, em Camarate, que ficou danificado nas cheias de 2022.
A Câmara Municipal de Loures (CML) aprovou, na última reunião do executivo, a realização da requalificação do cruzamento da Avenida Luís de Camões e Avenida Guerra Junqueiro, em Santo António dos Cavaleiros. Este é, segundo o presidente da autarquia de Loures, Ricardo Leão, “um investimento de mais de 800 mil euros, e que tem com início previsto em outubro deste ano”. Na mesma reunião, foi ainda aprovada a adjudicação da obra de estabilização de um talude em Camarate, inserido no programa ‘Repor Loures’.
O objetivo desta medida é a reparação de danos em infraestruturas, muros de contenção, taludes e equipamentos municipais que ficaram danificados após as cheias de dezembro de 2022. Este é, segundo o autarca de Loures, “um investimento de mais de 125 mil euros, e que tem um prazo execução de 90 dias”. O ‘Repor Loures‘ é um acordo assinado entre a CML e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) e prevê um apoio de 9,5 milhões de euros por parte do Estado. Recorde-se que, na sequência das cheias de dezembro de 2022, o concelho de Loures registou 22 milhões de euros em prejuízos.
Executivo aprova adesão à Rede Cidades pelo Clima e a contração de mais assistentes operacionais
Por outro lado, na mesma reunião, o executivo aprovou ainda a adesão à Rede Cidades pelo Clima, uma iniciativa que tem como objetivo acelerar a transição para a neutralidade climática das cidades e regiões portuguesas. Igualmente, vai ao encontro dos objetivos europeus em conquistar a neutralidade carbónica até 2030. Por isso, todas as cidades e regiões portuguesas que manifestaram o interesse em integrar esta rede devem apresentar uma estratégia e um plano de ação para a neutralidade climática em 2030.
Por fim, foi ainda aprovada a contratação de mais de assistentes operacionais para as escolas do concelho, um investimento “de um milhão de euros” e que será totalmente financiado pela Câmara de Loures, para garantir “a segurança das nossas crianças”, sublinhou Ricardo Leão num vídeo publicado nas suas redes sociais.