No dia 14 de agosto, o Museu de Lisboa recebe a leitura das quadras vencedoras do concurso de quadras de Santo António, promovido pelo Grupo dos Amigos de Lisboa. Esta iniciativa está integrada no programa “O Santo Faz Anos”, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, e tem como objetivo assinalar o nascimento de Fernando de Bulhões, mais conhecido como Santo António, que nasceu em Lisboa a 15 de agosto de 1195.
Integrada na programação do evento ‘O Santo Faz Anos’, promovido pelo Museu de Lisboa Santo António, acontece, no dia 14 de agosto pelas 18h30, no Museu de Lisboa, uma leitura das quadras vencedoras do concurso de quadras de Santo António, promovido pelo Grupo dos Amigos de Lisboa. ‘O Santo Faz Anos’ assinala o dia que Fernando de Bulhões, mais conhecido como Santo António, nasceu em Lisboa. Tradicionalmente, este santo é assinalado e lembrado a 13 de junho, data da sua morte, mas a cidade presta-lhe também homenagem a 15 de agosto, dia do seu nascimento.
Na quinta-feira, feriado de 15 de agosto, às 11h00, está ainda programada uma visita-percurso, intitulado ‘O Santo faz Anos! Aqui nasceu o Santo’, que percorre os locais da infância do jovem Fernando de Bulhões, passando por locais como o Museu, a igreja de Santo António, a Sé Catedral e outros lugares perto da casa de família de Santo António. O ponto de encontro é no Museu de Lisboa e a participação nesta iniciativa é gratuita, mas carece de uma inscrição prévia, através do email: reservas@museudelisboa.pt.
Exposição sobre mitologia brasileira e fado na Igreja de Santo António
No mesmo dia, mas pelas 18h00, é inaugurada a exposição ‘Diálogos de fogo: Exu, Ogun e Xangô. Santo Antônio na mitologia afro-brasileira’, que versa sobre a mitologia afro-brasileira do Candomblé e a relação dos Orixás com Santo Antônio. Esta é uma exposição temporária, realizada em parceria com a Associação Ayô. Uma hora antes, acontece, na Igreja de Santo António, uma ‘Missa Fadista’, com Matilde Cid e Diogo Quadros.
Pelas 19h00, há ‘Precursão no Largo de Santo António’, um espetáculo de precursão, que é parte da vivência mística do Candomblé, e decorre no âmbito da exposição ‘Diálogos de fogo’. Esta iniciativa acontece no Largo de Santo António da Sé. Por fim, para mais informações, os participantes podem entrar em contacto com o Museu de Lisboa através do email reservas@musedelisboa.pt.