O Metropolitano de Lisboa está a executar, desde maio de 2021, um contrato de investimento que prevê a substituição integral do seu atual sistema de sinalização ferroviária, instalado na década de setenta do século passado. A primeira linha a receber este novo sistema será a Linha Azul, e espera-se que esteja operacional já no primeiro trimestre de 2025.
Em nota de imprensa, o Metropolitano de Lisboa explica que, desde maio de 2021, que tem vindo a apostar na substituição integral do seu sistema de sinalização ferroviária, que foi instalado nos anos 70. O novo sistema, denominado Communication-Based Train Control (CBTC), permitirá assim, uma melhor fiabilidade, redução dos tempos de espera e maior rapidez na resposta a avarias e na reposição do serviço. Estes trabalhos decorrem sobretudo durante o período noturno, durante a paragem do serviço público do Metropolitano de Lisboa.
O objetivo desta intervenção será a modernização do sistema, que garante uma melhor segurança da circulação dos seus comboios. A Linha Azul está contratualmente definida para ser a primeira linha da rede a receber a instalação do novo sistema de sinalização, sendo nesta linha que ocorrem os principais testes e ensaios do novo sistema de sinalização ferroviária. No passado dia 20 de abril, concluiu-se uma fase importante desta instalação com a atualização da versão de software de controlo dos equipamentos principais do novo sistema de sinalização na Linha Azul.
Novo sistema deverá entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
Desde então, o Metropolitano tem vindo a realizar, sempre em regime noturno, um conjunto de testes de comprovação das novas funcionalidades do sistema de sinalização, ou seja, a comprovação dos parâmetros de supervisão do movimento e condução dos comboios, em coordenação com definições horárias, com vista à obtenção de maiores frequências e da redução dos tempos de espera. Está previsto que todas as funcionalidades do novo CBTC na Linha Azul entrem em vigor no primeiro trimestre de 2025.
Na mesma nota, a empresa lamenta todos os incómodos causados pelas interrupções de serviço registadas nos últimos dias e apela à compreensão dos seus clientes relativamente às mesmas. Igualmente, acrescenta que continua ativamente a trabalhar para minimizar as ocorrências desta natureza no futuro, quer junto das suas equipas técnicas quer das entidades externas responsáveis pela execução dos trabalhos em curso.