A Carris está apostada na mobilidade elétrica, reforçando as carreiras com zero emissões. Ao todo são 30 novos autocarros e 14 mini autocarros elétricos que a Carris vai passar a operar em Lisboa até final do ano, reforçando a utilização de veículos “zero emissões” em oito carreiras. Até 2027, a Carris espera ter 87 por cento da frota ”amiga do ambiente”.
Trinta novos autocarros de dimensão standard e 14 mini autocarros elétricos vão passar a ser operados pela Carris, até final do ano, reforçando a utilização de veículos “zero emissões” em oito carreiras, avançou a transportadora pública de Lisboa.
Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, e Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, realçaram que a Carris está ”a substituir autocarros antigos a diesel por autocarros a novas energias”, contribuindo assim para a descarbonização da cidade de Lisboa.
Graça Carvalho, que aproveitou a ocasião para homenagear todos os operacionais que estão a combater os incêndios florestais e deixar uma palavra de solidariedade às populações, centrou o seu discurso na necessidade, urgente, de se investir nos transportes públicos, porque eles são uma das principais fontes de emissão de carbono para a atmosfera.
Investir na modernização
”Estamos a efetuar um grande investimento neste sector, tanto nas tecnologias que já existem como nas que estão em desenvolvimento”, referiu a ministra, salientando que o governo está empenhado na descarbonização da cidade.
Já Carlos Moedas, que assumiu a responsabilidade da sua geração na emissão de carbono, salientou que as diferentes ações que a autarquia está a assumir no combate às alterações climáticas, designadamente os transportes gratuitos, a criação de novas ciclovias e bicicletas Giras gratuitas, são medidas que tem contribuído para a descarbonização.
Moedas lembrou que 90 mil pessoas já andam de transportes públicos gratuitos em Lisboa e que, mais de metade, ”foram pessoas conquistadas para a sustentabilidade ambiental”.
A autarquia tem como objetivo central, segundo o presidente da câmara, que, até 2027, 87 por cento da frota da Carris seja ”amiga do ambiente”.
Oferta quadruplicou
Com estes novos veículos, a Companhia Carris de Ferro de Lisboa (Carris) “quadruplicou a frota de autocarros elétricos”.
Segundo explicou o presidente da Carris, a empresa realizou “um investimento global de 16 milhões de euros” – 12 milhões para aquisição de 30 autocarros ‘standard’ e 4 milhões para os 14 miniautocarros -, com financiamento assegurado através de apoios comunitários, em concreto, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)/Fundo Ambiental e do programa POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).
“Vem dar um impulso muito significativo à nossa aposta numa frota zero emissões, já que com estes novos 44 veículos, quadruplicamos a frota de autocarros elétricos”, afirmou Pedro de Brito Bogas, presidente do conselho de administração da Carris, sublinhando a importância desta nova oferta.
“É um caminho que estamos a fazer, já há algum tempo, e no qual continuaremos empenhados, em nome de uma mobilidade sustentável para a cidade de Lisboa, com claros benefícios ambientais e para os milhares de pessoas que, diariamente, viajam na Carris”, acrescentou.
Reforço de carreiras
A nova frota vai reforçar duas carreiras de serviço regular, que passarão a ser operadas com autocarros ‘standard’ elétricos – 732, entre Caselas e Hospital de Santa Maria (com passagem na Rua da Madalena), e 760, da Ajuda à Gomes Freire (com passagem na Rua da Madalena).
O reforço também incluirá a única carreira de serviço regular que já é operada, desde 2020, com autocarros ‘standard’ elétricos: 706, do Cais do Sodré a Santa Apolónia.
Os mini autocarros elétricos serão operados em cinco carreiras de bairro, 10B — Santa Maria Maior (com passagem na Rua da Madalena), 19B – Arroios, 22B – Misericórdia, 67B – Estrela, e 73B – Alcântara.
Os novos autocarros foram apresentados ontem, na Praça do Comércio, com a presença do presidente do conselho de administração da Carris, num momento simbólico de entrega dos autocarros à cidade de Lisboa.