Na próxima quinta-feira, 5 de setembro, pelas 18h30, é inaugurada, na Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes, na Amadora, a exposição “Variações sobre um tema. Obra gráfica de Maria Helena Vieira da Silva”, que retrata a obra de Vieira da Silva, no período entre 1954 e 1988.
A Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes, na Amadora, recebe, a partir da próxima quinta-feira, 5 de setembro, a exposição ‘Variações sobre um Tema. Obra gráfica de Maria Vieira da Silva’, que terá mais de cinquenta obras da artista, realizadas no período entre 1954 e 1988. Esta mostra estará patente até ao dia 6 de outubro e tem entrada livre. Algumas das obras expostas pertencem ao espólio da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, que conta com uma significativa coleção de gravura e serigrafia de Maria Helena Vieira da Silva.
De um conjunto de mais de trezentas obras gráficas, foram selecionadas, para esta exposição, cinquenta e quatro pela sua representatividade técnica – buril, ponta-seca, água-tinta, litografia e serigrafia; pela sua data de produção, que vai de 1954 a 1988, e ainda pela sua diversidade temática e plástica, de representações mais abstratas a representações figurativas, todas elas resultantes de um similar percurso da artista na pintura. Este conjunto procura ser um percurso gráfico revelador de um outro percurso, o pictórico.
A exposição estará aberta ao público de terça-feira a sábado e aos feriados, entre as 10h00 e as 18h00, e aos domingos, das 14h30 às 18h00. Esta iniciativa está integrada no programa das comemorações do 45.º aniversário do Município da Amadora, que decorre durante o mês de setembro, e está enquadrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).