Amadora celebra 45 anos com múltiplas iniciativas

De 5 a 15 de setembro, a Câmara Municipal da Amadora (CMA) vai assinalar os 45 anos de existência com um conjunto de iniciativas culturais, que vão desde a música, o desporto, passando pelas exposições. A programação destina-se a todas as idades e tem entrada livre.

A Câmara Municipal da Amadora (CMA) vai assinalar os 45 anos de existência com várias iniciativas culturais, desportivas e recreativas, entre os dias 5 a 15 de setembro. Este é o primeiro município criado após a Revolução dos Cravos de 1974, e para comemorar os 45 anos do concelho, a autarquia está a promover o ‘Amadora em Festa’, cuja programação tem iniciativas para todas as idades. Uma delas é a 10ª edição do projeto ‘Conversas na Rua’, e que marca o início do ‘Amadora em Festa’. Desta forma, estão programadas quatro intervenções de arte pública mural, em articulação com o património e a paisagem urbana. Participam nesta edição diversos artistas visuais, nacionais e internacionais, incluindo o embaixador local Odeith, Daniel Eime, Mura e o coletivo Thunders Crew, que se propõem a homenagear os valores do 25 de Abril: liberdade, igualdade e democracia.

No dia 5 de setembro, é inaugurada a exposição ‘Variações sobre um tema. Obra gráfica de Maria Helena Vieira da Silva’, que reúne 54 obras da coleção de gravuras da artista na Galeria Municipal Artur Bual. A partir de 12 de setembro, no Espaço Delfim Guimarães, é possível visitar ‘Amílcar Cabral – Uma Exposição’, uma exibição temporária que celebra o legado daquela que foi uma das figuras políticas mais marcantes do panorama internacional, que incentivou a mobilização popular contra o colonialismo português. No mesmo dia, a Casa Roque Gameiro, recebe a exposição ‘Todas as Cores. Guida Ottolini (1915-1992). Uma Ilustradora da «Tribo dos Pincéis»’, que destaca a carreira e as várias fases e estilos da ilustradora da terceira geração da família Roque Gameiro.

Música para todos os gostos

No panorama musical, no dia 7 de setembro, as ruas da Amadora recebem vários concertos de música tradicional portuguesa, no âmbito do ‘45º Dia do Alentejo’ e do ‘7º Encontro de Concertinas’. Igualmente, e para incentivar a ligação do público em com a música, está prevista a iniciativa ‘Toca quem quer’, que, a 11 de setembro, vai disponibilizar pianos nas estações da CP da Amadora e Reboleira, bem como na estação de metro Amadora Este. Estes locais vão receber não só atuações de músicos profissionais, nas horas de ponta, mas também as performances do público em geral. Por sua vez, a Orquestra Ligeira do Exército e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa com Coro Ricercare também serão protagonistas de momentos únicos de tributo à música clássica.

A primeira irá atuar no dia 11 de setembro, pelas 18h00, nos Recreios da Amadora. Já o segundo conjunto está programado para o dia 15 de setembro, às 19h00, no Palco Cidade. No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril, a Quorum Dance Company vai dar voz ao movimento, à arte, ao imaginário e à criatividade, ou seja, os expoentes máximos da liberdade, com o espetáculo ‘VOZ’, a 13 de setembro no Palco da Cidade, no mesmo dia em que Rodrigo Leão apresenta ‘Os Portugueses’. Carlão, um dos maiores nomes da música urbana da atualidade, sobe também ao Palco da Cidade, na noite de 14 de setembro, num espetáculo que sucede a atuação da banda Cara de Espelho – que junta membros das bandas como Deolinda, A Naifa, Ornatos Violeta e Humanos.

Maro será distinguida com o Prémio José Afonso

Já a vencedora do Festival da Canção de 2022 a compositora e produtora Maro, será distinguida na 35º edição do Prémio José Afonso, que acontece a 7 de setembro, às 21h00, no Cineteatro D. João V. Por outro lado, no desporto, a programação especial dos 45 anos da Amadora, inclui ainda o ‘Amadora Ativa’, um programa de atividades físicas ao ar livre, disponível para todas as idades. Entre os dias 4 e 8 de setembro, o Clube de Ténis da Amadora acolhe o ‘1º Open Cidade da Amadora’, um torneio oficial de nível B, destinado ao escalão de seniores. Este evento faz parte do Calendário de Provas da Federação Portuguesa de Ténis e inclui provas de singulares masculinos, femininos e pares. Os vencedores ganham um prémio monetário de mil euros.

As inscrições são pagas e exclusivas para seniores. Nos dias 7 e 8 de setembro, a Decathlon Amadora abre as portas à comunidade para mais uma edição do ‘VitalSport Decathlon’, um evento que convida a visitar a loja e a experimentar várias modalidades desportivas de forma gratuita e segura. Nos dias 14 e 15 de setembro realiza-se o ‘Torneio de Ténis Cidade da Amadora’, no Clube de Ténis da Amadora, e na manhã de 15 de setembro, o ‘ASA Classic Race’ vai desafiar os entusiastas do cicloturismo a desfrutar de uma manhã desportiva, pedagógica e divertida.

‘Festa do Livro’

Por fim, o ‘Amadora em Festa’ conta também com a ‘Festa do Livro’, que acontece entre 13 e 15 de setembro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos. Esta iniciativa vai contar com a presença de Ana Markl, Mariana Alvim, Rafael Gallo, M.G. Ferrey e Bruno Leão, entre vários outros autores. Nesse fim de semana, o Parque Central reúne ainda chefs nacionais e internacionais no evento gastronómico ‘Festival É UM ENCONTRO’. Para os mais novos, o Espaço Fernando Relvas – Recreios da Amadora, recebe a 8 de setembro, os ‘Mini Shows Infantis’, que são inspirados nos sucessos televisivos Ruca e Ovelha Choné.


Quer comentar a notícia que leu?