O concelho da Amadora está, durante o mês de setembro, a promover uma programação especial a fim de assinalar os 45 anos da criação do munícipio. Animações de rua, sessão solene e música marcam esta efeméride. Um dos pontos altos será ainda a sessão solene, nos Paços do Concelho, na próxima quarta-feira, 11 de setembro.
Em 1907, o Rei D. Carlos emite um Decreto que determina que os lugares da Porcalhota, Amadora e Venteira passassem a ter a denominação comum de Amadora. Com a crescente importância e desenvolvimento industrial, a Amadora tornou-se freguesia em 1916, sendo que, a 11 de setembro de 1979, foi criado o munícipio da Amadora, e, sete dias mais tarde, a Cidade da Amadora. Este concelho foi o primeiro a ser criado após o 25 de abril de 1974, deixando de ser, nessa data, uma freguesia do concelho de Oeiras, ao qual pertencia desde 1916.
Para assinalar estes 45 anos, haverá, na próxima quarta-feira, 11 de setembro, o tradicional Hastear da Bandeira e Sessão Solene, que decorrem, como habitualmente, nos Paços do Concelho, pelas 10h30. Esta celebração contará com a participação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora. Igualmente, haverá ainda a iniciativa ‘Toca quem quer’, que vai disponibilizar pianos nas estações da CP da Amadora e da Reboleira, bem como na estação de metro Amadora Este. Para além das atuações de músicos profissionais nas horas de ponta, a população também poderá exibir os seus dotes nestes pianos.
Espaço Delfim Guimarães recebe exposição sobre o colonialismo
Estas animações realizam-se das 08h30 às 09h30, das 12h30 às 13h30 e das 17h30 às 18h30, sendo que a iniciativa conta com o apoio das Infraestruturas de Portugal e do Metropolitano de Lisboa. Pelas 18h00, o Espaço Fernando Relvas, nos Recreios da Amadora, acolhe a música da Orquestra Ligeira do Exército, um espetáculo com entrada livre, limitada à lotação do recinto. Já a partir do dia 12 de setembro, e até 30 de outubro, o concelho vai ainda celebrar o centenário de Amílcar Cabral, através da exposição ‘Amílcar Cabral, uma Exposição’, no Espaço Delfim Guimarães. A inauguração está marcada para a próxima quinta-feira, 12 de setembro, às 16h30.
Esta mostra é organizada pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e conta com curadoria científica de José Neves e Leonor Pires Martins. Ao mesmo tempo, pretende também assinalar o centenário do nascimento do líder independentista africano Amílcar Cabral, os cinquenta anos do seu assassinato, os cinquenta anos da declaração de independência da Guiné e os cinquenta anos do 25 de Abril de 1974. A exposição percorre a vida de Amílcar Cabral e mostra como as lutas contra o colonialismo uniram pessoas e instituições em torno do anticolonialismo africano.