O Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebeu, este sábado, 7 de setembro, um encontro de amantes do icónico veículo clássico FIAT 600. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e foi organizado pelo Grupo Fiat 600 Portugal, que reúne um conjunto de entusiastas e fãs deste modelo icónico, característico dos anos 60.
Um grupo de entusiastas do icónico FIAT 600 organizou, este sábado, 7 de setembro, um encontro nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. Este foi o segundo encontro deste ano, organizado pelo grupo Fiat 600 Portugal. O último encontro semelhante realizou-se no passado mês de abril no Porto. Este evento visa valorizar e homenagear as origens do clássico Fiat 600, e conta com a presença de dezenas de automóveis, e de muitos entusiastas deste veículo icónico, vindos de vários locais do país.
Este modelo da marca italiana tem um lugar importante na história do automóvel, tornando-se num dos grandes ícones da Europa pós-guerra, especialmente em Portugal, onde nos anos 60 e 70 foi um dos carros mais presente nas nossas estradas. A partir de 1964, este veículo começou a ser produzido em terras lusitanas, na fábrica Somave, em Vendas Novas, com 9.576 unidades produzidas até 1971. “Somos um grupo de apaixonados por este ícone, sem quaisquer pretensões, que apenas pretende partilhar e divulgar este modelo e ajudar atuais e futuros proprietários nos seus restauros e manutenções”, refere Filipe La-Salette, membro do grupo Fiat 600 Portugal.
“Com o objetivo de proporcionar bons momentos e continuar a dar a conhecer o mítico Fiat 600, que fará 70 anos no próximo ano, temos organizado vários encontros, nos últimos três anos, em várias cidades do país”, reforça. Este evento teve o apoio do Município de Oeiras, e contou com um desfile, uma exposição de automóveis e um momento de convívio 13h00. O Grupo Fiat 600 Portugal foi constituído, de forma espontânea e totalmente informal, por um conjunto de proprietários e entusiastas deste veículo, e conta com diversos membros de norte a sul do país.