A rede de bicicletas partilhadas da rede GIRA, gerida pela EMEL, assinala a meta de 46 milhões de quilómetros percorridos, o equivalente a 1.100 voltas ao planeta. Atualmente, existem 1800 bicicletas em toda a rede.
Na mesma altura em que assinala o sétimo aniversário, a rede de bicicletas partilhadas da GIRA assinala a meta de 46 milhões de quilómetros percorridos, o equivalentre a 1100 voltas ao planeta. Este projeto, gerido pela EMEL, tem contribuído para a promoção de uma mobilidade mais ecológica, eficiente e sustentável na cidade de Lisboa. “Sinal do sucesso deste investimento que a EMEL fez, são as mais de 12 milhões de viagens realizadas ao longo destes sete anos, ultrapassando os 46 milhões de quilómetros percorridos. É objetivo que a curto prazo com a chegada a todas as 24 freguesias de Lisboa, cada cidadão esteja a menos de 10 minutos a pé de uma estação GIRA”, afirma Carlos Silva, presidente da EMEL.
Através desta aposta no crescimento da rede GIRA, a EMEL continua a promover estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Igualmente, quer ainda apostar na democratização do sistema, tanto do ponto de vista social, através do acesso gratuito para todos os residentes em Lisboa, quer através da presença territorial em todas as freguesias. Desde o seu lançamento, a rede GIRA tem vindo a contribuir para a mudança nos hábitos da mobilidade de inúmeros cidadãos que vivem, trabalham ou visitam a cidade de Lisboa.
Desta forma, sustenta a EMEL, já se realizaram mais de 12 milhões de viagens, que, no seu conjunto, marcam quase 200 milhões de minutos, o equivalente a cerca de 380 anos de utilização contínua. Atualmente, a rede já percorreu mais de 46 milhões de quilómetros, uma distância equivalente a mais de 1.100 voltas ao redor da Terra. Existem 1800 bicicletas em toda a cidade, que estão parqueadas em 159 estações. Em 2024, o número médio de viagens por dia foi de 7.405.