A Câmara Municipal da Amadora (CMA) distinguiu, esta sexta-feira, 18 de outubro, os oito alunos do ensino secundário que mais se destacaram no último ano letivo devido aos resultados escolares.
O Parque da Liberdade (Pavilhão Amadora BD), recebeu, esta sexta-feira, 18 de outubro, a Cerimónia de Homenagem aos melhores alunos do ensino secundário do concelho da Amadora, e que no último ano letivo obtiveram os melhores resultados escolares. Foram distinguidos oito alunos que estudam na Amadora, sdos quais seis são das escolas secundárias da cidade, um da Escola Profissional Gustave Eiffel e um da PARK International School. O presidente da Câmara Municipal da Amadora (CMA), Vítor Ferreira, salientou que “é com muito orgulho que homenageamos hoje os alunos que no último ano letivo mais se destacaram nas escolas do nosso município”.
“Aristóteles argumentava que somos aquilo que repetidamente fazemos. A excelência não é, portanto, um feito, mas um hábito. Vocês são a prova disso mesmo. Esta cerimónia serve não só para reconhecer os alunos, mas também para poder inspirar toda a comunidade educativa a ser melhor e a almejar estar neste palco nos próximos anos. Na Amadora, acreditamos no investimento da educação. Acreditamos, como disse Nelson Mandela, e como está em destaque no nosso Festival de Banda Desenhada, que a Educação é a forma mais poderosa para mudar o mundo. E a aposta na educação tem sido estratégia da CMA ao longo dos últimos anos, e muitas vezes substituindo-se à própria tutela”.
Aqui, o edil da Amadora lembrou os investimentos municipais “na criação de infraestruturas nas escolas, no sentido de potenciar o aproveitamento escolar, seja na construção de pavilhões ou de bibliotecas, seja na melhoria de condições estruturais, seja na melhoria do conforto térmico e energético. E prova disso é um investimento forte que temos feito ao longo dos anos e que está visível para todos”, acrescentou ainda o autarca.
Sucesso académico deve-se também aos pais e professores
“Esta é uma opção consciente, é uma prioridade e vai continuar a ser. Parabéns aos alunos da Amadora e parabéns ao futuro da nossa cidade e de todos nós. O dia de hoje comprova que vale a pena este investimento que fazemos ao longo destes anos. Falar do sucesso dos alunos é falar também do acompanhamento e suporte que lhes é garantido pelas suas famílias. A todos os pais, hoje aqui presentes, alguns até em representação dos seus filhos, os nossos parabéns pelo sucesso alcançado. Mas é também da mais elementar justiça, quando falamos do mérito académico, agradecer e saudar aos professores e a toda a comunidade educativa. Nós, não só os professores desses alunos, mas todos os que aqui na Amadora, com o seu planeamento, método e entrega, são imprescindíveis e indissociáveis destes bons resultados”.
Os alunos distinguidos foram Beatriz Silva (Escola Secundária Dr. Azevedo Neves), Carolina Oliveira Sá (ES Seomara da Costa Primo), Saulo Pinto (ES Mães D’ Água), Duarte Martins (ES da Amadora), Leonor Santos (ES D. João V), Verónica Martins (Escola Profissional Gustave Eiffel), Beatriz Ferreira (ES Fernando Namora), e Miguel Carreira (PARK International School). A estes alunos, Vítor Ferreira dedicou uma palavra de saudação pelo seu esforço e pelos resultados alcançados, que é fruto “da vossa dedicação, da vossa resiliência e do vosso trabalho. Como disse Sidney Harris, o objetivo da Educação é fazer dos espelhos janelas, e em vez de observarmos apenas a nossa perspectiva, a Educação dá oportunidade a todos de ver mais além e de sonhar mais longe. Sei que o vosso trabalho de hoje vai conduzir a um amanhã melhor para todos nós”.
Cada aluno recebeu um computador portátil e um livro
As distinções foram entregues pelo vereador com o pelouro da Educação da CMA, Ricardo Franco Faria, e pelo administrador dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Saneamento de Oeiras e Amadora (SIMAS), Luís Lopes. Cada aluno recebeu um computador portátil e o livro ‘A Cidade Que Não Existia’, de Alfredo Cunha, acompanhados de um Certificado de Distinção pelo Mérito Académico. Esta iniciativa é organizada pela CMA e conta com o apoio dos SIMAS, e tem como objetivo reconhecer a excelência dos alunos da Amadora e o papel positivo que as escolas e comunidade educativa têm na formação desses alunos. Esta cerimónia contou ainda com uma atuação de Camila Costa Moreira, de 10 anos, e que frequentou, entre 2021 e 2023, o Pólo da Amadora da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Para além da distinção destes jovens, a autarquia irá ainda divulgar, nos mupis e outdoors do concelho, a campanha ‘Estudar na Amadora’, que pretende reconhecer e valorizar o esforço e as conquistas destes alunos, bem como inspirar outros a se dedicarem e alcançarem as suas metas. Os oito alunos distinguidos foram convidados a partilhar a sua experiência escolar na Amadora e estes testemunhos estarão presentes nas imagens que integram esta campanha. No final desta cerimónia, houve ainda a atuação da Orquestra Geração, que integra alunos das Escolas Básicas 2,3 Miguel Torga e Almeida Garrett. Participaram ainda os alunos dos cursos de Restaurante, Bar, Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, que confeccionaram e serviram o beberete que foi servido aos presentes nesta iniciativa.
Fotos: CMAmadora